O Governo do Tocantins instituiu uma comissão com a finalidade de adotar todas as providências necessárias à realização do concurso público da Saúde, que vai ofertar mais de 5 mil vagas em 31 categorias profissionais.
A medida foi estabelecida pela portaria conjunta nº 3/2026, assinada pelos titulares das secretarias de Estado da Saúde (SES/TO) e da Administração (Secad) e foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa segunda-feira, 2, marcando o avanço de mais uma etapa para a realização do certame, que deve ocorrer ainda em 2026.
“O concurso da saúde é muito importante para o fortalecimento do serviço público e para a garantia de um atendimento ainda mais qualificado à população tocantinense. Com a comissão instituída, avançamos mais um passo para a realização deste certame tão esperado e que vai atender diversas áreas”, destaca o governador Wanderlei Barbosa.
A autorização do concurso foi anunciada na sexta-feira, 30, pelo governador Wanderlei Barbosa. Ao todo, são 5.124 vagas, incluindo 950 para enfermeiros, 1.895 para técnicos de enfermagem, 873 para médicos, sendo 593 exclusivamente para especialistas; além de 80 vagas para enfermeiro obstetra, ofertadas pela primeira vez para fortalecer a assistência materno-infantil. A área de fonoaudiologia também será contemplada com 80 vagas.






