O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), esteve presente nesse sábado, 20, no terceiro encontro regional do programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, que aconteceu em Dianópolis. A iniciativa do Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO) em parceria com 17 instituições, entre elas a Seduc, tem como objetivo mobilizar instituições e gestores em todo o Estado, fortalecendo políticas públicas voltadas para a primeira infância.
O secretário Hercules Jackson, representando o governador em exercício Laurez Moreira, declarou que esse é um projeto de suma importância para a educação tocantinense. “Esse é um projeto que me encantou, e que tenho certeza que vai ultrapassar os limites do estado do Tocantins, de tamanha representatividade que é. O governo do Tocantins está comprometido com a educação do nosso estado, estamos comprometidos em levar uma educação de qualidade para todo o território”, expressou.
Representando o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o conselheiro e coordenador do programa, Severiano Costandrade, destacou que essa parceria é essencial para fortalecer as políticas públicas voltadas à primeira infância. “O objetivo é fazer com que aquilo que já é desenvolvido, normalmente, se fortaleça e que haja uma integração entre as diversas políticas públicas voltadas à primeira infância no âmbito das secretarias e dos parceiros. Além de fazer com que efetivamente seja atendido o público alvo, que são as crianças de 0 a 6 anos, fortalecendo a vida e a infância dessas pessoas na sua formação para a vida adulta”, enfatizou.
Alfabetiza Mais
Ainda em Dianópolis, o secretário da Seduc recebeu prefeitos e secretários municipais para ouvir as demandas relacionadas ao programa Alfabetiza Mais Tocantins.
A diretora de Políticas Educacionais e Parcerias com os Municípios da Seduc Francinete Ribeiro Ferreira Fonseca, apresentou a palestra “Alfabetiza Mais Tocantins: garantia dos direitos de aprendizagem das crianças na Primeira Infância”. O programa Alfabetiza Mais Tocantins integra o Profe nos Municípios, um dos eixos do Programa de Fortalecimento da Educação do Estado do Tocantins (PROFE).
“O Profe nos Municípios é um programa que mudou a história do Tocantins, porque hoje nós temos uma potente relação de regime de colaboração com cada município. E é essa colaboração, essa união entre os entes que trará os melhores resultados de desempenho escolar dos estudantes tocantinenses, porque o território é um só e o estudante é do território”, afirmou.
O prefeito de Ipueiras Neto Aires, ressaltou que foi um momento muito proveitoso para a educação. “Trouxemos nossos secretários e nossos colaboradores para buscar orientações, conhecimentos para que possamos aplicar na nossa cidade e, consequentemente, trazer a melhoria para as nossas crianças. E o Alfabetiza Mais sempre vem a contribuir, porque conhecimento sempre é bem-vindo e nós temos como grande consciência que a educação é um dos principais pilares da administração pública”, declarou.
A secretária Municipal da Educação de Chapada da Natividade, Edinalda Alves, compartilhou que o Alfabetiza Mais tem sido essencial para a educação dos municípios. “O programa Alfabetiza tem sido essencial no suporte de muitos municípios na questão da logística de materiais e em formação continuada. E é de grande valia, pois fortalece a educação da primeira infância e auxilia para que os professores possam de fato aplicar os aprendizados na prática do dia a dia”, pontuou.