Em mais uma ação voltada ao fortalecimento das políticas públicas para as mulheres, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), cumpriu agenda em Brasília na quarta-feira, 21. Durante a visita institucional, a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, participou de uma reunião com a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, para apresentar demandas estratégicas e reforçar parcerias com foco na ampliação da rede de proteção às mulheres em todo o Estado.
“Estamos reafirmando nosso compromisso com a expansão e o fortalecimento da rede de proteção às mulheres. Nosso objetivo é garantir não apenas estruturas físicas, mas também serviços de qualidade que alcancem todas as regiões do Tocantins, respeitando as especificidades de cada território, inclusive das populações indígenas”, destacou a secretária de Estado da Mulher.
Acompanhada do gerente de planejamento da SecMulher, Sebastião Pereira Neto, a secretária discutiu o fortalecimento do convênio da Casa da Mulher Brasileira em Palmas e o avanço na implantação das Casas da Mulher Tocantinense nos municípios de Araguaína e Gurupi, além da proposta inédita da Casa da Mulher Indígena no Estado. As pautas reforçam o compromisso do Governo do Tocantins com a ampliação da rede de acolhimento e enfrentamento à violência de gênero.
O encontro contou ainda com a presença da assessora da ministra, Eutália Barbosa; da secretária nacional substituta de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Pagú Rodrigues; do coordenador da área de convênios, Roosevelt Moldes de Castro; e da coordenadora-geral da Rede de Fortalecimento, Maura Luciane Souza — todos integrantes da equipe técnica da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
A reunião também teve a participação da secretária municipal da Mulher de Palmas, Solange Duailibe, demonstrando o alinhamento entre as esferas estadual e municipal na construção de políticas integradas para o acolhimento e proteção das mulheres tocantinenses.
A agenda integra uma série de articulações da SecMulher junto ao Governo Federal, com o objetivo de assegurar recursos e apoio técnico para a implementação de ações voltadas ao enfrentamento da violência de gênero, com eficiência, sensibilidade e respeito às diversidades territoriais.