Por Fábia Lázaro / Governo do Tocantins
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Divaldo Rezende, acompanhado do titular da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima, participou, nesta semana, de uma reunião virtual com o Consulado Geral do Canadá em São Paulo, para prospectar negócios entre empresas tocantinenses e canadenses.
A iniciativa integra o Programa B2B Virtual COP 30, que reúne uma delegação de empresas canadenses mobilizadas para uma missão virtual voltada ao esforço global de proteção climática e à realização da Conferência das Partes em Belém (PA). O encontro buscou identificar oportunidades de negócios e parcerias bilaterais.
A reunião foi conduzida pela gerente comercial de Tecnologias Limpas do Consulado, Monica McDonough, e teve como foco restabelecer a parceria entre o Governo do Tocantins e o Consulado do Canadá, por meio das respectivas secretarias.
O secretário Divaldo Rezende destacou que a intenção é aproximar empresas canadenses e tocantinenses nas áreas de meio ambiente e mineração, incluindo a geração de projetos de crédito de carbono, entre outras. “A reunião foi realmente excelente e muito positiva. O Canadá demonstrou um interesse significativo, principalmente, a negócios ligados a mercado de crédito de carbono”, afirmou o gestor.
Durante o encontro, o secretário da Sics, Carlos Humberto Lima, apresentou o potencial econômico do Tocantins, especialmente nos setores de mineração e exploração de terras raras, consideradas estratégicas para a tecnologia moderna, a indústria de defesa e a transição energética.
Também participaram da reunião os assessores da Sics, Filipi Holanda e Geanny Pinheiro, e o representante da Secretaria de Estado do Turismo, Luis Hildebrando Paz







