Abrão de Sousa/Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), participou neste sábado, 27, em Gurupi, do encontro do programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, iniciativa do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO) Nesta edição, o evento contou com a participação de 21 municípios da Ilha do Bananal e da região sul do Estado, demonstrando a cidade como polo de referência na discussão e execução de políticas públicas direcionadas à primeira infância. O objetivo é firmar um pacto social em defesa da infância tocantinense.
O secretário de Estado da Educação, Hercules Jackson, ressaltou o compromisso da gestão com a qualidade do ensino. “É gratificante ver tantas pessoas mobilizadas em torno da causa da educação. A Seduc está presente com o Programa Alfabetiza Mais Tocantins, uma iniciativa que reforça nosso empenho em garantir que todas as crianças tenham acesso à alfabetização na idade certa”, destacou.
No período da tarde, foram atendidos Secretários Municipais de Educação de municípios da Ilha do Bananal e da região sul do Estado, com a pauta referente a avaliações aplicadas pelo Sistema de Avaliação do Estado do Tocantins, com apresentação de resultados e discussão sobre índices alcançados e expectativas de melhorias na aprendizagem.
Durante o encontro, a diretora de Políticas Educacionais e Parcerias com os Municípios da Seduc, Francinete Ribeiro Ferreira Fonseca, apresentou o Programa Alfabetiza Mais Tocantins e ressaltou sua relevância. “A educação é o caminho para transformar realidades e abrir novas oportunidades. O Alfabetiza Mais Tocantins é uma política essencial para assegurar que todas as crianças tenham acesso ao conhecimento, e sua continuidade é fundamental para o futuro do nosso Estado”, destacou.
O conselheiro do TCE-TO, Severiano Costandrade, coordenador do programa, destacou a importância da integração regional. “O sul do Tocantins tem desafios próprios, e esse encontro é essencial para alinhar estratégias, compartilhar experiências e fortalecer as políticas públicas voltadas às crianças”, completou.
A coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Defensoria Pública do Tocantins, Elisa Maria Pinto de Souza Falcão Queiroz, ministrou a palestra “Judicialização de Políticas Públicas e a Atuação da Defensoria Pública na Garantia dos Direitos da Primeira Infância”. Ela ressaltou a importância da convivência familiar e a necessidade de acolhimento em situações de risco.
O secretário de Educação de Araguaçu, Geovane Soares Gois, destacou o papel das parcerias. “Precisamos de um norte para orientar nosso trabalho com a primeira infância. Com os dados apresentados pela Seduc, teremos melhores condições de implementar políticas educacionais em nosso município”, afirmou.