O Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) enviou técnicos representantes de cada regional do Estado para um intercâmbio na Bahia, com o objetivo de conhecer novas tecnologias e aprimorar práticas na cadeia produtiva de leite, quintais produtivos, laticínios e pescado.
A ação faz parte do Convênio Agro + Produtor Rural “Oportunidade” (SICONV nº 839847/2016) e busca capacitar os técnicos do Ruraltins para fomentar o desenvolvimento rural no Tocantins.
As visitas técnicas, que começaram no dia 28 de outubro e vão até 31 de outubro, estão acontecendo em diversos municípios baianos.
Entre os locais visitados estão uma cooperativa de mel em Ibotirama, um laticínio em Wanderley, quintais produtivos em Bahianópolis e uma agroindústria de beneficiamento do pescado em Barreiras.
O presidente do Ruraltins, Flávio Terence, destacou a importância do intercâmbio para o desenvolvimento das práticas rurais no Tocantins:
“Essa troca de experiências com outras regiões nos proporciona uma visão ampla sobre novas tecnologias e práticas que podem ser aplicadas ao nosso contexto. O aprendizado que nossos técnicos adquirem em cada visita é essencial para fortalecer a produção rural no Tocantins e garantir que nossos produtores tenham acesso ao que há de mais moderno e eficiente. Queremos levar desenvolvimento para as comunidades do campo e agregar valor ao que é produzido em nosso estado”, afirmou Terence.
Ainda neste ano, o Ruraltins planeja realizar um novo intercâmbio, desta vez com destino a Goiás, dando continuidade aos esforços para capacitar sua equipe e impulsionar o desenvolvimento rural do Tocantins.
Programação do Intercâmbio na Bahia – 28 a 31/10/2024:
- 28/10 (segunda-feira): Saída do Ruraltins às 5h, com chegada em Ibotirama à noite.
- 29/10 (terça-feira): Pela manhã, visita à Cooperativa de Mel em Ibotirama; à tarde, visita a laticínios em Wanderley, com pernoite na cidade.
- 30/10 (quarta-feira): Manhã com visita a quintais produtivos em Bahianópolis e, à tarde, visita a uma agroindústria de pescado em Barreiras; pernoite em Barreiras.
- 31/10 (quinta-feira): Retorno a Palmas com saída bem cedo de Barreiras.