sábado, 15 de novembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Palmas

Governo do Tocantins e Prefeitura de Palmas buscam solução para reduzir filas no HGP

Carlos Felinto, da SES-TO, e Dhieine Caminski, da Semus, visitaram o pronto-socorro do HGP; em parceria, eles querem amenizar as transferências de pacientes sem o perfil clínico da unidade

t1 Noticias por t1 Noticias
18/03/2025
em Palmas
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
Crédito: Divulgação SES-TO

Crédito: Divulgação SES-TO

CompartilharCompartilhar

Os gestores das pastas da Saúde do Governo do Estado e da Prefeitura de Palmas se reuniram nesta segunda-feira, 17, para buscar solução para o antigo problema das filas no Hospital Geral de Palmas (HGP). Carlos Felinto, da SES-TO, e Dhieine Caminki, da Semus, conversaram sobre a adoção de medidas que amenizem as transferências de pacientes sem o perfil clínico ao HGP, que é uma unidade referência em média e alta complexidade para a macrorregião sul do Tocantins. Após a reunião, os secretários realizaram uma vistoria no pronto-socorro do HGP e verificaram o atendimento dispensado à população acolhida. A SES-TO informa que 70% dos pacientes que chegam ao hospital são oriundos da Capital e 26% para clínica geral.

Conforme a SES-TO, durante o encontro, os dois gestores alinharam uma parceria para reduzir as transferências e aprimorar o serviço de contrarreferência. “A nossa ideia é trabalhar junto com o município de Palmas, para garantir que a população tenha atendimento de qualidade e em tempo oportuno, com cada ente buscando suprir o seu papel dentro do Sistema Único de Saúde. Aliado a isso temos a disponibilidade da Polícia Militar e do Detran, além da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, que estão dispostos a colaborar com campanhas e ações que reduzam os índices de acidentes que compreendem mais de 80% dos atendimentos ortopédicos da unidade”, pontuou o titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES-T), Carlos Felinto.

ARTIGOSRELACIONADOS

Vitima de tentativa de homicídio recebe os primeiros socorros do Corpo de Bombeiros – Foto GMP

Guarda Metropolitana de Palmas prende em flagrante suspeito de tentativa de homicídio no Santa Fé I

14/11/2025
Foto: Divulgação

Palmas sedia XX Encontro dos Revendedores de Combustíveis do Norte com foco no combate ao crime organizado e na união da categoria

14/11/2025

A secretária Dhieine Caminski, por sua vez, ressaltou que a Secretaria de Saúde de Palmas tem um desafio que é o planejamento estratégico para a conseguir atender a demanda do município com qualidade, celeridade e, em acordo, com o que preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS). “Temos aí um planejamento ativo, a gente quer até julho melhorar o fluxo de atenção na atenção primária, para tentar em parceria com o Estado qualificar melhores frutos assistenciais, principalmente em o HGP atender o perfil dele, as UPAs atender o perfil delas e a atenção primária conseguir acompanhar de maneira longitudinal os usuários do sistema”, disse.

Sobrecarga

Felinto apontou os investimentos feito pelo Governo do Estado no HGP. Segundo ele, nos últimos anos a unidade recebeu 157 leitos, 12 de psiquiatria, 50 UTI, 45 de pronto-socorro e 30 para quimioterapia (UNACON), 09 de pós-cirúrgicos e 11 de cuidados do AVC. Além disso, a unidade recebeu nova recepção para o pronto-socorro, novo ambulatório pediátrico e nova cozinha.

De acordo com Felinto, as estruturas ampliaram os atendimentos, mas as demandas da população também crescem. “Por determinação do governador Wanderlei Barbosa e por ser uma unidade SUS, não negamos atendimentos, mesmo com sobrecarga”, afirmou Felinto.

A sobrecarga mencionada por Felinto foi reforçada pelo diretor-geral do HGP, Iatagan Barbosa. “Na maioria das noites, principalmente em finais de semana, a unidade chega a um ponto crítico de sobrecarga no PS, em decorrência de acidentes e falta de estrutura na rede hospitalar da Capital e das cidades vizinhas. Atualmente temos uma média de 13 cirurgias ortopédicas por dia e uma média mensal de 80 a 120 pacientes ortopédicos internados”.

A especialidade de ortopedia é apontada pelo diretor da unidade como uma das que mais demanda atendimento no pronto-socorro e dados do Escritório da Qualidade apontam que nos meses de janeiro e fevereiro de 2025, foram acolhidos no local, 276 pacientes da especialidade. O número é 7% mais que o mesmo período do ano passado, quando a unidade recebeu 257 pessoas e 6% menor que o registrado em 2023, com 294 atendimentos.

Para o Major Jair, “a Polícia Militar, pode em alinhamento com os outros órgãos afins, promover, principalmente em dias eventos, blitzes, fiscalização e ações de coibição para evitar a combinação de álcool e direção e consequentemente o número de acidentes que acabam impactando o HGP”, frisou.

Presente na reunião, o presidente do Departamento Nacional de Trânsito no Tocantins (Detran-TO), Willian Gonzaga dos Santos, destacou que, “o Detran está aqui para colaborar no que for necessário. Temos realizado campanhas de conscientização em datas festivas como carnaval, temporada de praias, as quais já mostram um efeito na redução de acidentes, mas seguiremos em conjunto com os outros órgãos no trabalho de intensificação destas ações”.


Rotatividade de leitos

Para amenizar a lotação, as equipes do pronto-socorro trabalham para dar agilidade na avaliação dos pacientes e os devidos encaminhamentos. “O paciente chega e é acolhido pela classificação de risco, onde fazem a coleta dos sinais vitais e um breve histórico do que tem acontecido com ele. E a partir de então, segundo classificação de risco ele é conduzido para a sala vermelha no casos graves ou recebe cuidados para o controle de dor, realiza exames e segue para internação ou alta hospitalar”, explicou o médico diretor técnico do HGP, Ermilton Barreira Parente Junior.

“Em alguns casos, o paciente é contrarreferenciado para a rede do seu município. Isso ocorre quando o município de origem tem hospital e a pessoa ainda necessita de permanecer dentro de um ambiente hospitalar, que não seja de média ou alta complexidade como é o caso do HGP. A contrarreferência é feita através de um formulário próprio que é encaminhado ao núcleo interno de regulação do hospital, que passa para a regulação estadual e assim, encaminhado para a unidade de origem”, acrescentou o diretor.

Fim de semana

No último final de semana, por exemplo, o HGP recebeu 296 pacientes nos prontos-socorros. Sendo 170 adultos e 126 pediátricos. Do total, 52% (156) já receberam alta. “Estes pacientes que chegam à unidade e permanecem por menos de 72 horas são pessoas que não possuem o quadro clínico do HGP e que poderiam ser assistidas em Unidade de Pronto Atendimento, Unidade Básica de Saúde ou hospital de baixa complexidade”, pontuou  Ermilton.

Pacientes assistidos

Entre os pacientes da especialidade de ortopedia, está Márcio Gomes  Viana, de 34 anos. “Eu estava vindo da chácara para o município de Porto Nacional, bati a moto em uma vaca e machuquei meu braço e fraturei as costelas. Recebi o primeiro atendimento no Hospital Regional de Porto Nacional e agora e fui encaminhado ao HGP para realizar exames mais detalhados”, relatou.

O estoquista Roniel Bezerra , 31 anos, morador de Luzimangues, também está no PS da unidade e falou sobre o que o levou ao hospital. “Eu pilotava uma motocicleta e saí do  mercado e estava indo para casa e um cachorro  entrou no meio da pista e a mota bateu. Não deu para frear o animal apareceu bem em cima. Fraturei o braço e algumas escoriações na perna”, declarou.

A reunião também teve a participação dos titulares da Secretaria de  Estado da Comunicação, Marcio Rocha; da Secretaria de Mobilidade Urbana e Defesa Civil, Francisco Seixas Tadeu de Lima; da Secretaria de  Estado da Comunicação; da Secretaria Municipal de Comunicação, Élcio Mendes; direção do HGP e equipes técnicas das Pasta mencionadas.

Anterior

Operação da PF investiga vazamentos de decisões judiciais no Tocantins

Próximo

Resultado do Nota Palmense Premiada de março já está disponível; 31 foram sorteados

Próximo
Crédito: Regiane Rocha/Prefeitura de Palmas

Resultado do Nota Palmense Premiada de março já está disponível; 31 foram sorteados

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Secretaria de Saúde de Tocantínia realiza Audiência Pública de Prestação de Contas

14/11/2025
Segurança

 Operação Narke: Polícia Civil do Tocantins incinera aproximadamente 4 quilos de drogas apreendidas em Combinado

14/11/2025
Tocantins

Em Gurupi, governador Laurez Moreira entrega pavimentação da TO-365 que liga o trecho ao povoado Trevo da Praia neste sábado, 15

14/11/2025
Palmas

Guarda Metropolitana de Palmas prende em flagrante suspeito de tentativa de homicídio no Santa Fé I

14/11/2025
Tocantins

Sebrae abre últimas vagas para para Empretec Araguatins

14/11/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Segurança

Em Palmas, Polícia Civil cumpre mandados de internação de dois adolescentes por ato infracional análogo a latrocínio tentado

14/11/2025
Tocantins

Senador Eduardo Gomes reforça parceria e celebra os 67 anos de Gurupi com mais de R$ 80 milhões destinados ao município

14/11/2025
Tocantins

Cultura Tocantinense em destaque: Encontro de Blocos e Festival de Culturas Tradicionais celebram as raízes do estado em dezembro

14/11/2025
Tocantins

Tocantínia alinha preparativos para realizar o “Dia D Aliança pela Primeira Infância”

14/11/2025
Tocantins

Tocantins Parcerias promove ação do Novembro Azul em parceria com a CIPA e reforça cuidados com a saúde do homem

14/11/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Em Palmas, Polícia Civil cumpre mandados de internação de dois adolescentes por ato infracional análogo a latrocínio tentado
  • Senador Eduardo Gomes reforça parceria e celebra os 67 anos de Gurupi com mais de R$ 80 milhões destinados ao município
  • Cultura Tocantinense em destaque: Encontro de Blocos e Festival de Culturas Tradicionais celebram as raízes do estado em dezembro

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Comandadas pela delegada titular da DECA, Danyelle Toigo, as ações investigativas foram deflagradas assim que a PC/TO foi informada sobre o caso, ocorrido na última segunda-feira, dia 10, por volta das 10h, na Quadra 804 Sul, em Palmas. Na ocasião, os dois adolescentes abordaram a vítima, um idoso de 77 anos, e, armados com uma faca, exigiram os pertences do homem.

 

Em dado momento, um dos adolescentes desferiu um golpe de faca na região abdominal do idoso. O homem foi socorrido e encaminhado para receber atendimento médico. Eles conseguiram levar o aparelho celular e fugiram em seguida.

 

De imediato, a delegada e sua equipe iniciaram as diligências, sendo que, no dia 12, a autoridade policial representou pela internação dos adolescentes, pleito que foi deferido pelo juiz da Vara da Infância da Comarca de Palmas.

 

No último dia 13, um dos adolescentes envolvidos no caso se apresentou à DECA, onde foi dado cumprimento ao mandado de internação. O outro adolescente se apresentou espontaneamente à Delegacia nesta sexta-feira. Dessa forma, os dois passarão por audiência de apresentação e, em seguida, serão conduzidos ao Centro de Internação Provisória (CEIP-Palmas), onde aguardarão manifestação do Poder Judiciário.

 

Um dos adolescentes envolvidos no caso já possui passagem pela Polícia por ato infracional análogo a furto.

 

A delegada titular da DECA, Danyelle Toigo, destacou que a pronta ação da Polícia Civil gerou uma resposta imediata, a qual resultou na apreensão dos adolescentes pelo ato infracional grave, garantindo que as medidas socioeducativas cabíveis sejam aplicadas conforme dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Em Palmas, Polícia Civil cumpre mandados de internação de dois adolescentes por ato infracional análogo a latrocínio tentado

14/11/2025

Senador Eduardo Gomes reforça parceria e celebra os 67 anos de Gurupi com mais de R$ 80 milhões destinados ao município

14/11/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.