Savick Brenna/Ananda Santos/Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins é parceiro do Ministério da Saúde (MS), na ação denominada “Carreta da Saúde da Mulher”, que iniciou na sexta-feira, 10, em Palmas, com atendimentos no estacionamento do Hospital de Amor. A iniciativa atenderá pacientes regulados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e contará com profissionais do “Agora tem Especialistas”.
Estruturada com equipamentos, insumos e equipes multiprofissionais, a carreta que chega à Capital, integra o total de 28 unidades móveis distribuídas em todo o país. Nos locais são oferecidas consultas, exames e biópsias para as mulheres, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Em Palmas, ao longo de 30 dias, cerca de 1,5 mil pacientes previamente agendadas, serão atendidas. A previsão é que sejam realizados cerca de 4,6 mil procedimentos.
“É com grande alegria e orgulho que a SES-TO participa desta importante iniciativa, que é um projeto que nasce com um único propósito: levar atendimento de qualidade, digno e humano para perto de quem mais precisa. Ações como esta promovem saúde em tempo oportuno e bem-estar à população. Esse é o foco do secretário, Vânio Rodrigues e do governador Laurez Moreira”, destacou a chefe de gabinete da SES-TO, Margarete Carneiro da Costa, que participou da cerimônia de abertura da carreta.
“O Agora Tem Especialistas é mais que um programa. Ele representa a maior mobilização em defesa da saúde pública desde a pandemia. Hoje, iniciamos uma nova etapa com o lançamento das carretas que vão levar cuidado especializado até os lugares mais remotos do país, começando com foco na saúde das mulheres, que são prioridade da nossa gestão”, afirmou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, que está como ministro em exercício.
“Eu acho muito importante ter esse cuidado com nós mesmas, é importante se cuidar, fazer exames, principalmente quem tem casos de câncer na família. Porque às vezes a gente vai deixando o tempo passar, que é o meu caso. Eu perdi a minha mãe por câncer de mama, ela tinha 38 anos de idade. E assim, eu tenho muito medo, mas acaba que às vezes a vida vai passando e vamos deixando para depois. E às vezes pode ser tarde, quando acordar para isso. Por isso devemos sempre estar atentas e fazer exames de rotina”, afirmou a dona de casa Chislaine Ferreira Lima, já atendida na carreta.
Ao realizar a consulta, a técnica em enfermagem, Fabiana Machado Filiero destacou que “cuidar da nossa saúde é muito importante, como eu trabalho na área da saúde entendo que precisamos ter um tempinho para cuidar da minha saúde, não é só cuidar dos outros. Era para eu fazer todos os anos o exame, porque eu tenho casos históricos de câncer na família. Fiquei três anos sem fazer, mas pretendo fazer anualmente porque é muito importante ter esse cuidado”.
Atendimentos
Para prevenção e diagnóstico de câncer de mama, as carretas oferecem mamografia e ultrassonografia mamária bilateral; punção de mama por agulha grossa; biópsia/exérese de nódulo de mama; e exame anatomopatológico de mama. Já os procedimentos para rastreamento de câncer de colo do útero, estão disponíveis colposcopia; biópsias e exames anatomopatológicos; procedimentos terapêuticos; entre outros. E para a saúde ginecológica de modo geral, as mulheres têm à disposição ultrassonografia transvaginal e pélvica.
O consultório ginecológico das carretas do Agora Tem Especialistas conta com ambiente climatizado destinado à realização de atendimentos clínicos e procedimentos de diagnósticos; sala de espera externa em tenda climatizada. As carretas têm, ainda, sala de pequenos procedimentos ambulatoriais, central de material esterilizado e sala de acolhimento e pré-exame.