O governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) divulgou o 23° Boletim Climático e Riscos de Incêndio correspondente ao período de 6 a 12 de fevereiro, com dados sobre os níveis de água dos rios, focos de queimadas e condições meteorológicas do estado.
O boletim aponta um aumento de 433% nos focos de queimadas, que passaram de seis focos da semana passada (30/01 a 05/02), para 32 ocorrências distribuídas por 20 municípios .
Embora tenha aumentado os focos nesta semana, a qualidade do ar se manteve boa de acordo com as medições de material particulado (MP 2,5), segundo o Guia Técnico para Monitoramento e Avaliação da Qualidade do Ar, do Ministério do Meio Ambiente.
Esses dados foram coletados pela estação de monitoramento instalada na Procuradoria Geral do Ministério Público do Tocantins (MPTO), em Palmas.
Com relação às condições meteorológicas o Norte apresentou precipitação de 53,8 mm, temperatura 25,5 °C, umidade relativa de 87%.
Já a região Central registrou precipitação de 25,4 mm, temperatura 26,7 °C e umidade relativa de 79%. Na região Sul a precipitação foi de 44,0 mm, temperatura 25,6 °C e umidade relativa de 81%.
Ademais, os níveis da água dos rios no estado apresentam volumes maiores, enquanto outros registram redução no volume, de acordo com a região, equiparando ao ano passado.
Boletim Climático e Risco de Incêndio
Com divulgação semanal, o Boletim Climático e Riscos de Incêndio do Tocantins é elaborado pelo Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma) da Semarh, com dados do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
O relatório oferece informações detalhadas sobre o monitoramento climático, os focos de queimadas, a qualidade do ar, o nível dos rios nas bacias hidrográficas e a distribuição dos incêndios em áreas estaduais e federais.
Para mais informações, consulte o 23° Boletim Climático e Riscos de Incêndio no link https://central.to.gov.br/download/412354