O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), participa em Brasília, da Reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), que tem início nesta terça-feira, 29, e segue até quinta-feira, 31. O evento que discute ações de defesa sanitária agropecuária tem como tema principal, a rastreabilidade animal.
Segundo o vice-presidente da Adapec, Lenito Abreu, que compõe a comitiva do Tocantins no Fonesa, os órgãos de defesa sanitária vão debater durante os três dias de reunião, diversos assuntos ligados a sanidade e inspeção animal e vegetal, tendo a rastreabilidade animal como uma prioridade do Fórum, uma vez que o país busca junto a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), o reconhecimento internacional de livre da febre aftosa sem vacinação.
Além da rastreabilidade serão discutidos temas como: Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi); registro de estabelecimentos e arrecadação; apresentação do pleito à OMSA e a nova divisão das áreas livres; vacinação contra a brucelose; sistema de vigilância baseada em riscos; regulamento da sanidade vegetal; regulamentação sobre o aplicador legal; mosca-da-carambola, entre outros.
Da Adapec, participam também o diretor de defesa, inspeção e sanidade animal, Márcio Rezende, o assessor de gabinete, Francisco Ramos e o gerente da Tecnologia da Informação, João Filho.
Fonesa
O Fonesa é um fórum formado por órgãos estaduais de defesa agropecuária de todo o país, que em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária, tem a finalidade de promover uma articulação entre esses órgãos, objetivando o desenvolvimento harmônico e integrado das ações de defesa, sanidade e inspeção animal e vegetal no país.