Nesta semana, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) acompanhou a entrega de 3.000 ovos, parte de uma importante ação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), realizada com o apoio da Prefeitura de Pedro Afonso. A ação ocorreu na propriedade de José Augusto, localizada a 25km de Pedro Afonso.
O produtor foi beneficiado com o incentivo do Ruraltins, que tem sido um parceiro essencial em sua jornada de crescimento na produção de ovos caipira.
A entrega, destinou os ovos para distribuição nas escolas locais por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Essa iniciativa é uma demonstração clara da união de esforços entre Estado, município e produtores rurais para promover a agricultura familiar e assegurar uma alimentação de qualidade nas instituições de ensino.
José Augusto, que atua na produção de ovos caipira, celebrou o apoio do Ruraltins como fator chave para o desenvolvimento de sua atividade. “Graças ao apoio que recebi do Ruraltins, consegui melhorar minha produção. Eles me orientaram e abriram portas para que eu pudesse fazer parte do PAA. Isso fez toda a diferença no meu trabalho, e agora posso ampliar minha produção e atender a mais escolas por meio do PNAE”, declarou o produtor.
Além da produção de ovos, José Augusto já deu início à construção de um abatedouro de aves, visando aumentar ainda mais sua atuação na agroindústria local.
A extensionista rural e engenheira de alimentos do Ruraltins, Kenia Lelis, que acompanha o produtor, destacou o papel fundamental do Instituto no processo de agroindustrialização. “O trabalho do Ruraltins foi essencial na elaboração do projeto da agroindústria de ovos e no suporte para a construção do abatedouro. José Augusto é um exemplo de como as parcerias entre o município e o Estado são essenciais para o sucesso do agricultor familiar. Estamos muito felizes em acompanhar o desenvolvimento desse trabalho e ver o crescimento do produtor”, enfatizou Kenia.
Ainda esta semana, o Ruraltins foi contemplado com um investimento de R$ 1,5 milhão para a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena. Por meio dessa iniciativa, o Tocantins, através do Ruraltins, vai adquirir alimentos prioritariamente de fornecedores pertencentes aos povos indígenas. Os produtos serão doados exclusivamente a equipamentos públicos e sociais que também atendam à população indígena.
A portaria de pactuação, publicada pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome no dia 5 de setembro, prevê o atendimento de cerca de 100 famílias das comunidades indígenas do Estado do Tocantins. Essa ação fortalece ainda mais o compromisso do Ruraltins com o desenvolvimento rural e o apoio às comunidades tradicionais do estado.
Odair José, gerente de Aquisição de Alimentos do Ruraltins, ressaltou a importância dessa conquista: “Esse recurso vem em um momento importante para garantir a segurança alimentar e o fortalecimento das comunidades indígenas do Tocantins. Com ele, vamos promover a inclusão dos povos indígenas no processo produtivo e assegurar que seus produtos cheguem às instituições que atendem essas populações, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dessas famílias”, afirmou o gerente.
Com essas iniciativas, o Ruraltins reafirma seu compromisso de promover o crescimento da agricultura familiar, apoiar os pequenos produtores e fomentar o desenvolvimento econômico e social no Tocantins.