terça-feira, 30 de dezembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Governo do Tocantins destaca projetos de adaptação climática e parcerias internacionais para conservação na COP 29

Durante a agenda do dia, o Estado apresentou iniciativas robustas que reforçam seu compromisso com o desenvolvimento sustentável

Ascom por Ascom
14/11/2024
em Tocantins
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
Secretário Marcello Lelis durante apresentação do projeto de Monitoramento dos Recursos Hídricos no Pavilhão Brasil - Foto: Juliel Fernandes / Governo do Tocantins

Secretário Marcello Lelis durante apresentação do projeto de Monitoramento dos Recursos Hídricos no Pavilhão Brasil - Foto: Juliel Fernandes / Governo do Tocantins

CompartilharCompartilhar

Nesta quarta-feira (13), o Governo do Tocantins marcou presença na 29ª Conferência das Partes (COP 29), em Baku, em eventos voltados à adaptação climática, preservação ambiental e valorização dos povos originários. Durante a agenda do dia, o Estado apresentou iniciativas robustas que reforçam seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, e ressaltou parcerias estratégicas com empresas internacionais para promover a restauração ecológica.

No Pavilhão Brasil, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Marcello Lelis, detalhou o projeto de monitoramento hídrico do estado, que conta com uma rede de 80 pontos de monitoramento distribuídos nas 27 sub-bacias hidrográficas. Esse sistema permite acompanhar, em tempo real, a qualidade e a quantidade da água, com dados enviados diariamente à Agência Nacional de Águas (ANA). A iniciativa garante o uso sustentável dos recursos hídricos, essencial para o equilíbrio ambiental do Tocantins.

ARTIGOSRELACIONADOS

Presidente da Comissão de Assuntos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais da Aleto, deputado Ivory de Lira (C), prestigia boas-vindas da nova gestão da Sepot_Foto Cleide Veloso-Governo do Tocantins

Novo secretário dos Povos Originários e Tradicionais Ercivaldo Xerente assume a Pasta destacando compromisso com a transparência e respeito a diversidade

30/12/2025

Agência de Metrologia Estadual encerra as fiscalizações de produtos pré-medidos e orienta consumidores sobre compras para as festas de Ano Novo

29/12/2025

Outro destaque foi o projeto “Plantando Água”, voltado à restauração de áreas de preservação permanente e nascentes, que envolve a participação comunitária e a colaboração com comitês de bacia hidrográfica. Em 2023, foram restaurados 340 hectares, e a meta para este ano é recuperar 200 hectares adicionais. “É um grande projeto de restauração, executado diretamente pelo governo do estado do Tocantins”, afirmou o secretário.

Marcello Lelis também anunciou que o Tocantins vai submeter seu programa de REDD+ ao padrão internacional ART-TREES. Os créditos de carbono do estado serão adquiridos pela Mercuria, uma importante empresa de petróleo e gás da Suíça, que tem demonstrado interesse crescente em projetos de conservação ambiental. “O Tocantins tem um grande desafio e estamos em busca de parceiros. Temos um diálogo avançado com a Conservation International (CI) para estruturar um plano de restauração estadual que possa ser apresentado ao mundo”, explicou o secretário, reforçando a ambição do estado em expandir projetos de recuperação em diferentes regiões.

Lançamento da Câmara Setorial de Povos Indígenas

No Hub do Consórcio Amazônia Legal, foi oficializada a criação da Câmara Setorial de Povos Indígenas, um marco histórico para a representação ativa das comunidades indígenas na governança regional. Com a participação de representantes dos estados da Amazônia Legal, o evento celebrou a institucionalização de um espaço dedicado à defesa das demandas e especificidades culturais dos povos originários, assegurando que suas vozes sejam respeitadas no processo de formulação de políticas públicas.

O secretário de Povos Indígenas do Tocantins, Paulo Xerente, destacou a importância deste momento para as comunidades indígenas. “A criação desta câmara representa um avanço significativo para que os povos indígenas tenham sua voz diretamente ouvida e respeitada em um espaço institucional. Agora, temos um canal oficial para dialogar e desenvolver políticas que contemplem nossas necessidades e particularidades culturais de forma direta e eficiente. Esse é um passo fundamental para a construção de políticas públicas regionalizadas e efetivas que respeitem nossa identidade e nosso modo de vida”, afirmou.

Durante seu discurso, o secretário enfatizou que o Tocantins, com suas 16 etnias e diversas comunidades quilombolas, está empenhado em colaborar para a construção de políticas integradas. Ele expressou gratidão ao apoio dos governos estaduais, especialmente ao governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, por criar a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais e fortalecer a estrutura de apoio aos povos indígenas no estado.

“Estamos vivendo um novo tempo, e é inspirador ver esse movimento se consolidar na COP 29. Precisamos não apenas demandar, mas também apresentar soluções e construir, junto com os gestores e demais entidades, um futuro onde os povos indígenas possam ser protagonistas na tomada de decisões que afetam diretamente suas vidas e suas terras. Esse é o nosso compromisso para com as gerações futuras,” finalizou o secretário.

Resultados de Redução de Emissões REDD+ na Amazônia Brasileira

Fechando a agenda do dia, o Estado do Tocantins participou de um painel no Espaço ONU para discutir estratégias de remuneração pela redução de emissões de carbono na Amazônia. Durante o evento, foram abordados caminhos inovadores para a implementação do Artigo 6 do Acordo de Paris, com o objetivo de criar mecanismos justos de compensação financeira para os esforços de preservação ambiental.

Durante a COP 29, Marli Santos, a superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais da Semarh, enfatizou a importância dos créditos de carbono históricos do Tocantins, ressaltando o enorme esforço envolvido para encontrar investidores e assegurar a sustentabilidade dos projetos de monitoramento e controle ambiental do estado. Ela pontuou que, sem uma demanda constante e investimentos adequados, o estado enfrentará desafios para manter e expandir as ações tecnológicas e de governança ambiental.

“Os créditos de carbono do Tocantins representam um volume significativo, mas precisamos de demanda e investimentos constantes para sustentar nosso esforço em investimentos em tecnologia e processos de comando e controle. Trabalhamos intensamente para encontrar investidores dispostos a adquirir esses créditos e desenvolver uma infraestrutura tecnológica que permita a transferência e o monitoramento seguro dos créditos, reduzindo os riscos envolvidos nesses investimentos,” avaliou.

Aleandro Lacerda, presidente da Tocantins Parcerias, também explicou a estrutura de parcerias do Estado com o setor privado, incluindo a colaboração com a empresa suíça Mercuria para créditos de carbono no estado. Ele detalhou como a legislação, especialmente a Lei 13.303, permite que o governo tocantinense busque parcerias com o setor privado de forma transparente.

“Nossa legislação estadual traz a oportunidade de negócios com transparência, e o Tocantins segue as diretrizes do padrão ART-TREES para nossos créditos de carbono” explicou Aleandro, pontuando a relevância dos projetos de carbono para empresas que desejam agregar responsabilidade social e ambiental, oferecendo créditos de carbono certificados e seguros. Ele destacou que o Tocantins está comprometido em implementar políticas de longo prazo, com um programa de regulação fundiária sólido e certificado pelo Conselho Nacional de Justiça, trazendo segurança jurídica para todos os projetos desenvolvidos no estado.

“Nosso compromisso é que cada crédito de carbono do Tocantins tenha integridade e reputação. Trabalhamos para construir uma estrutura robusta e confiável que assegure que cada recurso gerado com esses créditos seja aplicado em políticas ambientais duradouras, beneficiando diretamente nossa biodiversidade e as comunidades locais,” concluiu Aleandro.

Para o secretário Marcello Lelis, as ações apresentadas durante o dia reforçam o compromisso do Tocantins com a sustentabilidade, a preservação do Cerrado e da Amazônia, e a valorização das comunidades indígenas e quilombolas. “Esse é um novo tempo de parcerias e ações concretas para garantir que o desenvolvimento econômico ocorra de forma sustentável, respeitando as riquezas naturais e culturais do Tocantins,” acrescentou.

Anterior

Em Brasília, CRO-TO e Sicideto se reúnem com deputados para fortalecer a valorização profissional dos cirurgiões-dentistas

Próximo

Com Nota Triplo A, Palmas se destaca na 3ª Assembleia da Abrasf com gestão fiscal eficiente

Próximo
crédito foto: Edu Fortes

Com Nota Triplo A, Palmas se destaca na 3ª Assembleia da Abrasf com gestão fiscal eficiente

LEIA TAMBÉM

Agricultura e Pecuária

Governo fixa meta do RenovaBio para 2026 em 48,09 milhões de CBios

30/12/2025
Miracema

RETROSPECTIVA 2025: Vereador Paulinho Cavalcante conclui primeiro ano de mandato com atuação marcada por diálogo e ações concretas

30/12/2025
Política

Ano de Lula foi marcado por crises, tarifaço e foco em reeleição

30/12/2025
Política

Lula readmite agente da Abin acusado de “blindar” Flávio Bolsonaro

30/12/2025
Economia

Boletim Focus: mercado reduz, pela sétima vez, projeção de inflação para 2025

30/12/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Segurança

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em estabelecimento comercial na região Sul de Palmas

30/12/2025
Educação

UFT tem patente concedida para agente terapêutico com efeito antiviral à base de planta do Cerrado

30/12/2025
Educação

UFT disponibiliza página do Sisu 2026/1 com principais datas e orientações aos candidatos

30/12/2025
Educação

Período de inscrições para o Programa de Iniciação Científica Júnior inicia na segunda-feira, 5

30/12/2025
Agricultura e Pecuária

Grupo VPJ entra no mercado halal com carne de cordeiro

30/12/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em estabelecimento comercial na região Sul de Palmas
  • UFT tem patente concedida para agente terapêutico com efeito antiviral à base de planta do Cerrado
  • UFT disponibiliza página do Sisu 2026/1 com principais datas e orientações aos candidatos

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Arma de fogo apreendida pela Polícia Militar durante abordagem realizada na Arso 21, em Palmas. - Foto: 1º BPM/Ascom

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em estabelecimento comercial na região Sul de Palmas

30/12/2025

UFT tem patente concedida para agente terapêutico com efeito antiviral à base de planta do Cerrado

30/12/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.