O Governo do Tocantins comemora o reconhecimento do “Polo de Agricultura Irrigada do Sudoeste do Tocantins”, realizado nesta quinta-feira (29) pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). A conquista é vista como um marco estratégico para o desenvolvimento socioeconômico da região e um reflexo do esforço contínuo da gestão estadual em buscar parcerias que promovam o crescimento sustentável.
O Polo, que é o primeiro do gênero na Região Norte do Brasil, abrange sete municípios tocantinenses: Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Dueré, Santa Rita, Cristalândia, Pium e Sandolândia. O reconhecimento trará benefícios diretos para cerca de 110 mil pessoas, ampliando a área irrigada de 150 mil hectares para 225 mil até 2030. Esse avanço não só eleva a eficiência no uso da água, como também impulsiona a produtividade agrícola e fortalece a economia local.
Os polos de Irrigação são uma iniciativa voltada a apoiar e a desenvolver a produção agrícola sustentável, nas regiões em que o uso da irrigação tem grande representatividade. Essa é uma forma de implementar a Política Nacional de Irrigação, a partir de um trabalho conjunto entre o MIDR, estados, municípios e as organizações dos irrigantes.
O titular da Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional, Pasta responsável pelo setor no estado, Ivory de Lira, ressaltou a importância dessa conquista para o estado. “Este é um passo crucial para o fortalecimento da agricultura irrigada no Tocantins. Estamos empenhados em implementar tecnologias avançadas que não só otimizem o uso dos recursos hídricos, mas também aumentem a renda dos produtores e promovam a segurança alimentar no estado. Esse reconhecimento é fruto de um trabalho árduo e coordenado entre o governo federal, Associação dos Produtores da Região Sudoeste do Tocantins e governo estadual, sempre com o objetivo de melhorar a vida da nossa população”, afirmou o secretário.
O Superintendente de Infraestrutura Hídrica e Projetos de Desenvolvimento Estratégico da Secihd, Marcus Costa, também destacou os esforços da gestão em articular essa parceria. “Nosso objetivo é criar um ambiente propício para que a agricultura irrigada no Tocantins possa avançar. Este Polo representa uma oportunidade de crescimento econômico e social para o sudoeste tocantinense. Com o apoio do Governo Federal e Associação de Produtores, estamos determinados a transformar essa região em um exemplo de desenvolvimento sustentável para todo o país”, declarou.
A implementação do Polo de Agricultura Irrigada no Sudoeste do Tocantins é vista como uma alavanca para a geração de empregos, o aumento da produção agrícola e a atração de novos investidores para o estado. Para a gestão tocantinense, essa iniciativa reflete o compromisso contínuo de promover ações que tragam impactos positivos para a população e que garantam o crescimento do Estado.