O projeto Conexões Transformadoras anunciou, nesta sexta-feira (14), o resultado final das Chamadas Públicas de Projetos nº 02/2024 (Portal do Jalapão/TO) e nº 03/2024 (Serras Gerais/TO).
A iniciativa, fruto de uma parceria entre o Governo do Tocantins, o Instituto Meio e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), destinará R$ 900 mil para cada região, totalizando R$ 1,8 milhão.
O objetivo é fortalecer as cadeias produtivas e gerar renda para comunidades de 59 municípios.
Foram selecionadas quatro propostas, sendo duas do Jalapão e duas das Serras Gerais.
O Governo do Tocantins participa por meio do subprograma Produtos da Terra, criado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics).
“O Conexões Transformadoras é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento econômico e a redução da desigualdade social, criando oportunidades nessas regiões. Nosso foco é gerar emprego e renda, o que só é possível graças à parceria com o BNDES e o Instituto Meio”, afirmou o titular da Sics, Carlos Humberto Lima.
Ana Costa, superintendente da Área de Desenvolvimento Social e Gestão Pública do BNDES, destacou a importância da iniciativa para apoiar a agricultura familiar, combater a insegurança alimentar e promover a conservação da biodiversidade.
“O resultado dessas duas chamadas proporcionará o fortalecimento de importantes cadeias produtivas e da sociobiodivesidade dos territórios do Jalapão e Serras Gerais, contribuindo para inclusão socioprodutiva dos agricultores envolvidos e o fortalecimento da segurança e soberania alimentar de maneira integrada”, ressaltou.
CHAMADAS PÚBLICAS
Lançadas em outubro de 2024, as chamadas visavam selecionar propostas de cooperativas ou associações atuantes nas cadeias de fruticultura, mandiocultura, apicultura e meliponicultura.
O projeto prevê diagnóstico, capacitações, assistência técnica, investimentos em infraestrutura, equipamentos, insumos e acesso ao mercado.
Após a divulgação do resultado, inicia-se a fase de detalhamento dos planos de ação com os proponentes selecionados, entre 17 e 28 de fevereiro.
Em seguida, será assinado o Termo de Colaboração, oficializando a parceria.
A execução dos projetos terá duração de 20 meses.
“O foco das iniciativas é o fortalecimento da produção alimentar por meio de investimentos na agricultura familiar e na agroindústria, promovendo geração de renda para as comunidades locais. Nosso compromisso é garantir que esses projetos tenham impactos reais e sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento da região”, afirmou Lars Diederichsen, presidente do Instituto Meio.
PROPOSTAS SELECIONADAS
JALAPÃO
A Chamada Pública nº 02/2024 selecionou as propostas “Rede Jalapão: estruturação regional das cadeias de valor do Buriti, Jatobá e Baru”, da Associação Comunitários dos Artesãos e Pequenos Produtores de Mateiros (ACAPPM) e o Projeto de Estruturação da Cadeia de Produção da mandioca e de seus derivados na Região do Jalapão, da Associação de Mulheres Produtoras dos Projetos dos Assentamentos Santo Onofre e Santa Tereza 1. Ao todo, os selecionados beneficiam 420 pessoas.
SERRAS GERAIS
A Chamada Pública nº 03/2024 selecionou as propostas “Transformação socioeconômica e sustentável na cadeia produtiva da mandioca: capacitação de comunidades tradicionais, valorização e expansão comercial”, da Associação dos Remanescentes de Quilombola da Comunidade Baião e “VITÓRIA ECOS”, da Associação dos Agricultores e Agricultoras do Projeto de Assentamento Vitória III do Município de Dianópolis – TO. Ao todo, os selecionados beneficiam 449 pessoas.