O Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO), deu início nesta segunda-feira, 24, ao curso “Implementação da Gestão de Riscos conforme a ISO 31000”. A capacitação acontece no auditório do órgão e será ministrada pelas instrutoras Fernanda Cristina Batista Bernardes e Ione Maria de Almeida Bastos, da equipe da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO),
Durante a abertura do curso, o secretário-chefe da CGE-TO, José Humberto Muniz Filho, destacou a importância da parceria com o órgão de controle interno goiano. “A CGE Goiás é uma referência na matéria de governança, gestão, avaliação de resultados e compras. Portanto, não se trata apenas de gestão de risco, mas também de mudança de mentalidade”, enfatizou.
O curso segue até esta quarta-feria, 26, e visa preparar os servidores estratégicos da CGE-TO para o desenvolvimento do programa de integridade e gestão de riscos. A iniciativa surge em conformidade com as atribuições da pasta na implementação de um Sistema de Gestão de Riscos como ferramenta de governança pública, tanto internamente como no âmbito do Poder Executivo Estadual, em apoio ao Conselho de Governança (CGOV) do Estado do Tocantins.
Para a instrutora Fernanda Cristina Batista Bernardes, a gestão de riscos promove uma maior profissionalização na execução das políticas públicas. “Esta ferramenta serve para que o servidor público, na sua atuação, preveja o que pode ser feito para que possíveis dificuldades não atrapalhem o alcance das ações de governo. Dessa forma, toda a população é beneficiada com um atendimento mais efetivo pelo poder público”, destacou.
Comentários sobre este post