O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), está realizando um trabalho estratégico de prospecção de novos investidores durante a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram 2025), em Salvador (BA). No estande instalado no evento, servidores da Sics, da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) e da Companhia de Mineração do Tocantins (Mineratins) apresentam o forte potencial mineral do estado, sua política de incentivos fiscais e a infraestrutura logística disponível para recepcionar grandes empreendimentos.
O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, acompanha pessoalmente os atendimentos a empresários e investidores brasileiros e estrangeiros. Segundo ele, a estratégia de atração de novos investimentos é parte essencial do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics).
“A Exposibram é o maior hub de experiências da mineração da América Latina, com participação maciça dos principais players do setor. Trata-se de um verdadeiro polo de oportunidades para atrair investimentos e fortalecer o papel do Tocantins no cenário mineral brasileiro”, destacou o gestor.
Lima lembrou que a mineração é a segunda maior vocação econômica do Tocantins e ressaltou a parceria do Governo do Estado com o Serviço Geológico do Brasil (SGB) para a realização do levantamento aerogeofísico que mapeará o subsolo tocantinense.
“A expectativa é de uma melhoria significativa na qualidade das informações geológicas apresentadas aos investidores em um curto espaço de tempo, ampliando em até cinco vezes a precisão do nosso mapa geológico e impulsionando novos investimentos em mineração nos próximos anos”, afirmou.
A presidente da Ameto, Lina Ester Ribeiro, também destacou a importância da participação do Tocantins na feira. “A Exposibram é uma grande vitrine. Todos que passam pelo nosso estande demonstram curiosidade e interesse em conhecer melhor o potencial mineral do estado. Essa presença reforça a estratégia do Governo em promover o setor e ampliar oportunidades”, avaliou.
Para o presidente da Mineratins, Júlio Edstron, o trabalho conjunto das instituições é o que garante segurança e credibilidade aos investidores. “Nossa participação é fundamental para divulgar o potencial da mineração tocantinense. A atuação integrada da Sics, Ameto e Mineratins confere segurança jurídica e demonstra o comprometimento do Estado em atrair investimentos sólidos e sustentáveis”, ressaltou.
Exposição
Realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), a Exposibram é reconhecida como um dos principais eventos do setor mineral na América Latina. O congresso reúne empresas, especialistas e entidades do setor, sendo uma vitrine para geração de negócios e difusão de tecnologias. A edição de 2025 segue até esta quinta-feira (30), em Salvador (BA).







