O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e o prefeito de Paraíso, Celso Morais (MDB), decretaram luto oficial de três dias pela morte do ex-senador, deputado e secretário de Estado, Totó Cavalcante. O velório começará às 11 horas no Palácio Araguaia e o corpo de Totó será sepultado às 8 horas desta quinta-feira, 18, no Cemitério Parque Jardim das Acácias, em Palmas. “Ele foi um líder dedicado e comprometido com o desenvolvimento do Estado, deixando um legado significativo na política e na vida do nosso povo”, afirmou o governador.
INESTIMÁVEIS TRABALHOS
No decreto assinado nesta manhã, o prefeito de Paraíso, cidade de Totó, considera “os inestimáveis trabalhos dedicados [pelo deputado] à comunidade paraisense no decorrer de sua vida como cidadão e agente político e às amizades que constituiu em vida com pessoas dos mais diversos segmentos da sociedade”. Conforme o documento, Totó foi “um dos políticos mais atuantes na luta pela criação do Tocantins”.
TRAJETÓRIA
José Antônio Totó Ayres Cavalcante era natural de Corrente (PI), atuou como advogado e professor. Iniciou sua trajetória na política ainda nos anos 1980, no estado de Goiás, onde foi eleito como deputado estadual por dois mandatos. Um dos responsáveis pela criação do Tocantins, ele chegou a participar da greve de fome junto ao deputado Siqueira Campos, que permaneceram 98 horas e 35 minutos de jejum pela causa. Diante da insistência, o então presidente José Sarney se viu obrigado a nomear uma comissão de redivisão territorial para estudar a criação do novo Estado, que viria a se concretizar em 5 de outubro de 1988, com a Constituição Cidadã.
NOTA DE PESAR
É com imenso pesar que recebemos a triste notícia do falecimento do pioneiro do nosso querido Tocantins, Totó Cavalcante. Ele foi um líder dedicado e comprometido com o desenvolvimento do Estado, deixando um legado significativo na política e na vida do nosso povo. Neste momento de dor, expresso minhas sinceras condolências à família e amigos de Totó Cavalcante.
Wanderlei Barbosa
Governador
Comentários sobre este post