domingo, 15 de fevereiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Educação

Governo do Estado e Prefeitura de Arraias inauguram escola na comunidade quilombola Kalunga do Mimoso

Unidade escolar vai atender desde a creche ao ensino médio; é a primeira do Tocantins com essa capacidade em um quilombo

Ascom por Ascom
31/01/2024
em Educação
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Manoel Júnior/Sepot - Governo do Tocantins

Manoel Júnior/Sepot - Governo do Tocantins

CompartilharCompartilhar

Após 16 anos de luta, a comunidade quilombola Kalunga do Mimoso, localizada a 120 quilômetros de estrada de chão da cidade de Arraias, sudeste do Tocantins, recebe a Escola Municipal Polo das Matas em uma parceria inédita com a Prefeitura de Arraias e o Governo do Estado, via recursos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com articulação da Secretaria de Povos Originários e Tradicionais (Sepot). A solenidade de inauguração ocorreu na última sexta-feira, 26, com a presença da população do território e autoridades.

“Antigamente a gente saía para estudar e voltava para casa com dois dias, porque os rios estavam cheios, não tinha ônibus escolar. A gente tinha que ir a pé ou de cavalo. As aulas eram em rancho, ou debaixo de árvores. Então, eu me sinto gloriosa pelo que sou hoje, porque enfrentei muita dificuldade para estar aqui. Hoje é um marco do fim completo dessa luta para nós. Através dessa escola teremos muitas melhorias para o nosso povo. É uma riqueza. Um luxo”, comenta Eva dos Santos Rosa, coordenadora de merenda escolar e quilombola da comunidade Kalunga do Mimoso

ARTIGOSRELACIONADOS

Vestibular 2026/1 ofertou vagas para 4 novos cursos na área da saúde do Câmpus Palmas (Foto: Nonato Silva/Governo do Tocantins)

Unitins convoca aprovados na terceira chamada do Vestibular 2026/1

14/02/2026
Secretária Anice deixa cargo para tomar posse como servidora e retorna a cargo de gestão - Foto Secom

Secretária Anice Moura é exonerada para  tomar posse no concurso público da Educação de Palmas

13/02/2026

Respondendo a essa demanda antiga, a Escola Municipal Polo das Matas vai atender desde a pré-escola até o ensino médio. Da pré-escola ao ensino fundamental, será ofertada pela rede municipal de Arraias, com turmas multisseriadas. Já o ensino médio será oferecido com uma extensão agrícola Escola Estadual Agrícola David Aires França.

A obra, que conta com seis salas de aula, começou a ser feita em 2008 pela Prefeitura de Arraias, com recursos do Governo Federal. No entanto, o empreendimento foi, por vezes, abandonado. Os recursos foram todos utilizados e até então a escola não tinha sido concluída.

Os alunos da região estavam anteriormente em uma escola que não tinha estrutura alguma. O prédio da unidade escolar havia sido construído há 30 anos e a última reforma ocorreu a cinco. O banheiro era improvisado e foi feito com lonas por uma das  professoras. Também não tinha alojamento para os professores que precisavam ficar na comunidade. A situação já havia sido judicializada na Justiça Federal.

Em 2023, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) também interveio com um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), e deu o prazo de cerca de  um ano para que o município terminasse a obra. A comunidade procurou a Sepot, para que o Governo do Estado, por meio da Seduc, auxiliasse na contrapartida para a finalização da escola. A Seduc, então, destinou R$ 200 mil em recursos que se juntaram a pouco mais de R$ 123 mil da Prefeitura de Arraias. Dessa forma, a obra de reforma e conclusão da estrutura física da escola foi finalizada.

Marco histórico

A secretária da Sepot, Narubia Werreria, afirma que esse momento é histórico. “Essa escola, que também tem articulação da Sepot, tem uma confluência de muitas forças. Foi uma união dos governos federal, estadual e municipal e agora esse sonho se concretiza. É um direito constitucional garantido, e  que muitas vezes povos indígenas e quilombolas estão sem acesso à educação, o que não pode acontecer. Essa é uma representação de uma conquista de educação de qualidade”.

Cristiane Freitas, secretária executiva da Sepot, destacou que a Escola Municipal Polo das Matas é de suma importância, pois vem atender a um anseio antigo da comunidade. “A união do estado e do município para que essa escola saísse do papel foi fundamental. Saber que essa escola vai atender todos os alunos da comunidade é de uma alegria  sem tamanho e, portanto, estarmos aqui hoje é um marco histórico”, pontuou.

Para Ana Mumbuca,  diretora de Proteção aos Quilombolas da Sepot, a Escola Municipal Polo das Matas marca a possibilidade de uma construção de dignidade ao povo do Kalunga do Mimoso, que recebe uma escola com melhor estrutura dentro de um quilombo no Estado. “É um momento histórico para as 260 famílias da comunidade. É a representação genuína da luta do povo quilombola. E essa conquista não é só do Kalunga, mas sim de todos os povos quilombolas do Tocantins e do Brasil que foram excluídos da educação”, disse.

O prefeito de Arraias, Herman Gomes, acrescentou que a inauguração da unidade escolar é um momento muito simbólico. “A entrega dessa escola para a comunidade é a realização de um sonho antigo. A própria comunidade doou o terreno. É uma parceria que finalmente deu certo. Só temos a agradecer ao  governador Wanderlei Barbosa que prontamente nos atendeu nessa união. E agora a escola tem a estrutura para atender a rede estadual e municipal. E isso é gestão.”, avaliou.

Anterior

HGP realiza mutirão ortopédico pediátrico

Próximo

Saúde reforça cuidados de prevenção e conscientização sobre o Tracoma

Próximo
Lavar o rosto com frequência e não compartilhar objetos de uso pessoal previne a doença - Foto: Raiza Milhomem/Ascom Semus

Saúde reforça cuidados de prevenção e conscientização sobre o Tracoma

LEIA TAMBÉM

Palmas

Luciano Camargo se apresenta no 10º Palmas Capital da Fé neste domingo, 15

14/02/2026
Segurança

Polícia investiga trio por suspeita de gravar mulher pela janela e divulgar vídeo íntimo na internet

14/02/2026
Palmas

Prefeitura de Palmas orienta foliões sobre redução de danos relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas no Carnaval

14/02/2026
Palmas

Cursos de iniciação artística da Fundação Cultural de Palmas entram em recesso de carnaval neste sábado, 14

14/02/2026
Palmas

Mais de 120 metros de cabos de rede de iluminação são furtados em obra da Prefeitura de Palmas

14/02/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa nomeia Adolfo Bezerra de Menezes como novo secretário de Estado da Cultura

14/02/2026
Palmas

Juninho Cassimiro abre a primeira noite de shows do Capital da Fé, neste sábado, 14

14/02/2026
Tocantins

Naturatins doa mudas para fortalecer a arborização urbana em Paraíso do Tocantins

14/02/2026
Brasil

Carnaval vira estratégia de negócio e amplia oportunidades para pequenos empreendedores em 2026

14/02/2026
Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa e BRK discutem investimentos e tarifa social para mais de 400 mil pessoas

14/02/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Governador Wanderlei Barbosa nomeia Adolfo Bezerra de Menezes como novo secretário de Estado da Cultura
  • Juninho Cassimiro abre a primeira noite de shows do Capital da Fé, neste sábado, 14
  • Naturatins doa mudas para fortalecer a arborização urbana em Paraíso do Tocantins

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Adolfo Bezerra de Menezes foi nomeado no DOE desta quinta-feira, 12 – Crédito: Gabriela Santos/Governo do Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa nomeia Adolfo Bezerra de Menezes como novo secretário de Estado da Cultura

14/02/2026
Cantor católico, Juninho Cassimiro se apresenta na primeira noite do Capital da Fé - Divulgação

Juninho Cassimiro abre a primeira noite de shows do Capital da Fé, neste sábado, 14

14/02/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.