Guilherme Lima/ Governo do Tocantins
O governador Wanderlei Barbosa participou, nesta quarta-feira, 16, da tradicional cavalgada do Festejo em honra à Nossa Senhora Aparecida, no município de Aparecida do Rio Negro. O evento, que reúne fé e cultura, chega à sua 60º edição e integra o calendário cultural do estado. A programação, organizada pela comunidade católica local, conta com a parceria do Governo do Tocantins e da Prefeitura Municipal.
A cavalgada marca o pontapé inicial da programação do Festejo, seguida pelo tradicional levantamento do mastro em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora Aparecida.
Durante sua participação, o governador Wanderlei Barbosa destacou o papel das manifestações religiosas na preservação das tradições tocantinenses. “Um evento como esse tem valor imenso para o nosso povo. Aqui, em Aparecida do Rio Negro, vemos como a fé é celebrada com alegria e respeito às tradições. Nosso governo valoriza isso e continuará apoiando iniciativas que reforcem nossa cultura”, declarou o governador.
O prefeito da cidade, Deusimar Amorim, ressaltou o envolvimento da população no festejo, destacando as parcerias e apoios que garantem a realização do evento tradicional no estado. “É um momento de muita gratidão ao nosso povo e também ao Governo do Tocantins, que é um grande parceiro e sempre tem nos apoiado. Esse festejo é religioso, mas também é da comunidade, um tempo em que as famílias se reencontram para celebrar juntos. Tenho um carinho especial por esse evento, que é tradicional em nossa cidade”, comenta o prefeito.
Tradição e fé
O festejo em honra à padroeira é um dos eventos mais tradicionais do município e movimenta a região com uma programação que segue até domingo, dia 20. Com o tema Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida, o festejo celebra 60 anos e nessa data comemorativa tem como objetivo arrecadar recursos para melhorias no Salão Paroquial da cidade.
Um dos momentos mais aguardados pela comunidade é a cavalgada, que mistura religiosidade e cultura sertaneja. Na edição de celebração, o trajeto contou com a participação de centenas de cavaleiros e amazonas.
O cavaleiro Samuel Gomes, natural de Aparecida do Rio Negro, participa da cavalgada desde os 10 anos de idade. Hoje, aos 40, celebra três décadas de presença no festejo, agora ao lado dos filhos João Lucas, de nove anos, e Mathias, de 3, dá continuidade ao legado deixado por seu pai, que o levou ao evento pela primeira vez. “Recebi essa tradição do meu pai e hoje tenho o orgulho de transmiti-la aos meus filhos. Quero que eles também levem isso adiante, que passem para os filhos deles. Essa cavalgada é cultura, é lazer, é esporte e não se pode perder. Me sinto muito feliz por manter viva essa herança.”, revela.
O governador Wanderlei acompanhou a programação em um dos momentos mais tradicionais e marcante do evento, que é o levantamento do mastro, no qual percorreu com a comunidade o trajeto até a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, onde o mastro foi levantado para as bênçãos de animais e comitivas.
O padre José Barbosa, administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida comentou sobre a força do evento que envolve a comunidade, agradecendo ao governador Wanderlei Barbosa pela participação e apoio. “É com alegria que vivemos mais esse momento de fé, temos fiéis que participaram do primeiro levantamento do mastro em 1965, iniciando essa tradição tão bonita. Agradeço a presença das autoridades, especialmente ao governador Wanderlei Barbosa e ao nosso prefeito Deusimar Amorim, além de toda a comunidade dos caminhoneiros, que tornam esse festejo possível e especial”, ressalta o padre.
A programação também conta com quermesse, comidas típicas, leilões e música ao vivo, fortalecendo o papel do festejo como espaço de integração da comunidade e valorização da cultura popular.