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Governador Wanderlei Barbosa participa da apresentação do projeto para implantação das hidrovias dos rios Madeira e Tocantins

Implantação da Hidrovia no Tocantins, aliada à devida integração com os modais rodoviário e ferroviário, permitirá ao Estado assumir a sua posição de destaque no cenário nacional de transportes

Ascom por Ascom
23/07/2024
em Tocantins
Tempo de leitura: 4 minutos
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Evento foi realizado nessa segunda-feira, 22, na sede da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Tocantins

Evento foi realizado nessa segunda-feira, 22, na sede da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Tocantins

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O governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, ao lado do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou na tarde dessa segunda-feira, 22, da apresentação do projeto e anúncio da qualificação pelo Programa de Parceria e Investimentos (PPI) para implantação das hidrovias dos rios Madeira e Tocantins. O evento foi realizado na sede da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Tocantins (DNIT).

A hidrovia Tocantins-Araguaia é uma das principais vias de transporte do corredor Centro-Norte brasileiro, região de destaque em âmbito nacional pela grande produção de grãos no país. A hidrovia é navegável até a HN-100 Rio Amazonas, desde Barra do Garças (MT), na HN-209 Rio Araguaia, ou Peixe (TO), na HN-200 Rio Tocantins, até o porto de Vila do Conde, próximo a Belém (PA), privilegiadamente localizada em relação aos mercados da América do Norte, da Europa e do Oriente Médio.

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A implantação da Hidrovia no Tocantins, aliada à devida integração com os modais rodoviário e ferroviário, permitirá ao Estado assumir a sua posição de destaque no cenário nacional de transportes, caracterizando-o como um dos estados brasileiros com melhor e mais integrada malha de transportes da atualidade, sendo via de passagem obrigatória para as cargas oriundas da área de abrangência do Corredor Centro-Norte.

“É tudo que nós buscamos há muito tempo, porque vai melhorar o escoamento da produção. É essa espera que o Tocantins faz pacientemente e somos muito gratos por nos proporcionar esse momento tão esperado”, frisou o governador Wanderlei Barbosa ao ministro Silvio Costa, depois de apresentar as potencialidades do Estado e o crescimento da economia nas mais diversas áreas de produção. “O Rio Tocantins nasce perto de Brasília e estados produtores como Goiás, Mato Grosso e o Tocantins estão nas margens tanto do Rio Tocantins, quanto do Rio Araguaia. Imagina o quanto vai melhorar o escoamento de toda essa produção e somos gratos ao governo federal e à nossa bancada no Congresso Nacional pelo trabalho feito pelo Estado”, explicou o Governador.

“Quando se fala em melhorar a questão do transporte e diminuir custos é evidente que a gente vê isso como um marco importante da nossa história e a gente tem visto a infraestrutura do nosso estado realizada pelo Governo do Tocantins e Governo Federal em passos largos”, salientou o vice-governador Laurez Moreira.

O ministro Silvio Costa destacou que a satisfação de poder está no Tocantins para o anúncio de uma obra tão importante não só para o Tocantins, mas para todo o sistema produtivo dos estados da região norte e do Matopiba. “Sem dúvida alguma, vai ajudar todo o arco norte e vai colocar cada vez mais o Tocantins na posição estratégica do desenvolvimento, dialogando com todo o Norte, com todo o Sul, com todo o Nordeste. O Governo Federal vem dedicando um olhar para essa região para que possa avançar em investimentos em infraestrutura, gerar empregos e renda para a população”, pontuou o Ministro.  

Diante da importância da hidrovia, o Ministério de Portos e Aeroportos estabeleceu o Tocantins como uma de suas prioridades ao promover o derrocamento do Pedral do Lourenço, que consiste na remoção de rocha do leito do rio com o objetivo de adequar a largura e a profundidade do canal de navegação, medida fundamental para garantir a segurança do transporte hidroviário, bem como, a concessão da hidrovia do Tocantins, empreendimento que será estudado pela  Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O DNIT está finalizando o processo de licenciamento ambiental que garantirá que todas as comunidades ribeirinhas sejam ouvidas.

O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Renan Bezerra de Melo Pereira, salientou os avanços no setor de transportes experimentados pelo Estado e a importância dos investimentos a serem realizados no modal hidroviário. “Através dessas iniciativas vislumbramos um futuro promissor para o desenvolvimento regional, para a economia de todo o Norte do Brasil. A integração dos modais de transporte em especial o do modal hidroviário, não apenas facilitará o escoamento de nossos produtos, mas também fortalecerá as relações comerciais e impulsionará o crescimento da região”.

Ponte de Xambioá

Na oportunidade, o superintendente regional do DNIT anunciou a assinatura da Ordem de Serviços para as obras de encabeçamento da ponte sobre o Rio Araguaia, que vai ligar as cidades de Xambioá e São Geraldo, no estado do Pará.

O secretário nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes Dias, explicou que o projeto da hidrovia do Tocantins foi priorizada juntamente com a hidrovia do Rio Madeira e agora é  fundamental que seja dada continuidade a obra de derrocamento do Pedral do Lourenço, o que representa uma quebra de paradigmas no transporte de cargas da região do Matopiba. “E uma obra que sem dúvida nenhuma, vai beneficiar o Tocantins, porque vai ser a porta de escoamento de toda a safra de uma região que cresce a cada dia na produção brasileira. Vai beneficiar o Tocantins e o Brasil como um todo”, frisou.

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