O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, parabeniza o distrito de Taquaruçu por sediar mais uma edição do Capital por um dia, realizada neste sábado, 1° de junho. O chefe do Executivo estadual foi responsável por garantir essa homenagem anual no histórico distrito da Capital, quando foi autor do projeto aprovado ainda na sua atuação como vereador de Palmas.
“Eu fico lisonjeado de ter a oportunidade de governar o estado do Tocantins, mas também de ter feito um projeto tão abrangente historicamente quanto é o Capital por um dia. Deixo meu agradecimento à Câmara de Vereadores, a Prefeitura Municipal, por dar prosseguimento nessa agenda tão nobre e importante, historicamente. Expresso também meu carinho a todos de Taquaruçu”, ressaltou o governador Wanderlei Barbosa.
Programação
Para a ocasião especial, a Prefeitura de Palmas e a Câmara Municipal da Capital realizaram, neste 1° de junho, uma série de atividades e atendimentos durante o Taquaruçu Capital por um dia, homenageando aquela que foi a primeira sede administrativa da recém-criada Palmas. O distrito se tornou, neste sábado, sede dos poderes Executivo e Legislativo.
Ao representar o governador Wanderlei Barbosa, o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, participou da programação, enaltecendo a relação do Governo do Tocantins com o Taquaruçu Capital por um dia. ”Estar aqui representando o governador Wanderlei Barbosa, filho dessa terra, é de uma honra imensurável. Ele pediu que viesse aqui para estender os seus cumprimentos a toda a comunidade. É uma satisfação ainda dobrada, porque Wanderlei Barbosa, hoje o governador, é autor do projeto que estabelece Taquaruçu Capital por um dia. Isso significa um momento histórico, um resgate em homenagem aos pioneiros”, pontuou o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes.
Capital por um dia
Desde 2006, a mudança da Capital do Tocantins para o distrito de Taquaruçu está prevista em emenda à Lei Orgânica do município, de autoria do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, que na época era vereador. A transferência é uma homenagem ao antigo município de Taquarussu do Porto, que cedeu o próprio território para a construção de Palmas em 1° de janeiro de 1990. Na época, o prefeito era Fenelon Barbosa, pai de Wanderlei Barbosa.
Já o Taquarussu do Porto foi criado em 1° de janeiro de 1988, a partir do desmembramento de Porto Nacional, tendo como prefeito, na época, Fenelon Barbosa. Em dezembro de 1989, Taquarussu do Porto deixou de ser sede administrativa do município, que passou a ser Palmas e Fenelon tornou-se o primeiro prefeito da Capital do Tocantins.
Comentários sobre este post