quinta-feira, 23 de julho de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa celebra 32 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins com formaturas de novos praças e sargentos

Evento também foi marcado pela entrega dos espadins aos integrantes do Curso de Formação de Oficiais (CFO)

por Ascom
12/12/2024
em Tocantins
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
Governador Wanderlei Barbosa assina portaria que denomina o Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins como Coronel André Carvalho de Araújo

Governador Wanderlei Barbosa assina portaria que denomina o Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins como Coronel André Carvalho de Araújo

CompartilharCompartilhar

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou nesta quinta-feira, 12, da solenidade em comemoração aos 32 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO).

Acompanhado do comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, o chefe do Executivo conduziu o evento, que também foi marcado pela formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) e do Curso de Aperfeiçoamento de Praças (CAP); entrega dos espadins aos integrantes da 1ª Turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO) realizado no estado; homenagens aos veteranos presentes e assinatura da portaria que denomina o Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins como Coronel André Carvalho de Araújo, in memoriam.

ARTIGOSRELACIONADOS

Foto: Vinicius Venâncio/Governo do Tocantins

Curso de formação de brigadistas é realizado no Parque Estadual do Cantão

22/07/2026

Relatório de Ayres garante cancelamento gratuito de passagem aérea em caso de doença grave ou morte na família

22/07/2026

O ato comemorativo ocorreu no Centro de Convenções (Parque do Povo), em Palmas.

“Estamos celebrando mais um ano de trabalho e muitos serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros à população tocantinense. Esta corporação nos orgulha, pois sabemos o quanto esses homens e mulheres, que hoje [quinta-feira, 12], aqui estão, se dedicam diariamente para garantir cada vez mais segurança ao nosso povo. Neste sentido, não poderíamos deixar de homenagear esses militares e esses servidores, inclusive garantindo a eles a promoção no tempo certo. É importante para a corporação e para o Governo do Tocantins realizar atos como este e eu fico muito feliz em estar aqui”, destacou o governador Wanderlei Barbosa. 

O evento marcou as três décadas de atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, período em que a corporação contribuiu ativamente para a segurança e a proteção da população.

“Hoje [quinta-feira, 12] é um dia muito especial para todos nós. São 32 anos de muita luta, vontade e demonstração de apoio à sociedade. Este ano foi marcado pela qualificação, pela modernização e pela estruturação da corporação, considerando que capacitamos 64% da tropa. Por isso, agradecemos o grande empenho do governador Wanderlei Barbosa, bem como o apoio da bancada federal, dos deputados estaduais e das demais forças que nos auxiliam no dia a dia. Como resposta a esse esforço, estamos formando mais militares, que continuarão assegurando, à população, bombeiros cada vez mais habilitados para atuar e proteger”, pontuou o comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas.

Formaturas

Na solenidade, ocorreram as formaturas do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) e do Curso de Aperfeiçoamento de Praças (CAP).

As formações são fundamentais para a carreira militar, aprimorando habilidades técnicas e competências profissionais, fortalecendo a excelência do serviço prestado à sociedade tocantinense e comprovando que os formandos cumpriram um requisito para progressão.

“Neste aniversário de 32 anos do Corpo de Bombeiros, temos a grata satisfação de entregar o espadim da primeira turma do Curso de Formação de Oficiais realizado no estado, além de formar os participantes dos cursos de aperfeiçoamento de sargentos e praças. Esses cursos trazem maior qualificação técnica aos nossos militares, que atendem ocorrências e servem à população tocantinense em diversas áreas, como operações, administração, gestão de recursos, recursos humanos e materiais”, salientou o comandante da Academia de Formação Bombeiro Militar, major Lázaro Nogueira.

Oradora da turma de 2024 do Curso de Aperfeiçoamento de Praças, cabo Naiane Alves Menezes, ressaltou que o momento, além de único para os formandos, também representa um reconhecimento aos familiares presentes, que foram fundamentais no suporte aos graduandos durante toda a jornada.

“Esta é uma solenidade marcante não só para mim, meus colegas de turma e demais integrantes da corporação, mas também para nossas famílias que aqui estão em reconhecimento por todo o apoio que nos deram desde o início, principalmente ao compreenderem as vezes em que não pudemos estar presentes, por estarmos cumprindo importantes missões pelo Corpo de Bombeiros”, declarou.

O evento também contou com a entrega dos espadins aos integrantes do Curso de Formação de Oficiais (CFO), marcando o início de uma nova etapa para os futuros oficiais.

Concluinte do primeiro ano, o cadete Vilanova classificou o ato como gratificante.

“Sinto-me realizado ao concluir meu primeiro ano e, principalmente, por fazermos parte da primeira turma do CFO realizada aqui no Tocantins. É uma honra e uma enorme satisfação participar desta cerimônia”, evidenciou.

Anterior

Artesãs de Dianópolis e Jalapoeiras Apuradas representam o Brasil na Expoartesanias 2024

Próximo

Prestação de Contas 2023 e Orçamento Anual 2025 da AJUSP-TO são aprovados com percentual superior a 90%

Próximo

Prestação de Contas 2023 e Orçamento Anual 2025 da AJUSP-TO são aprovados com percentual superior a 90%

LEIA TAMBÉM

Economia

CNI mantém em 2% projeção de alta do PIB em 2026. Inflação sobe a 5%

23/07/2026
Saúde

Sedentarismo e obesidade podem aumentar risco de trombose em jovens

23/07/2026
Economia

Tarifaço: governo estuda socorro aos setores nos moldes de 2025

23/07/2026
Esportes

No meio da tabela, Botafogo e Corinthians jogam pelo Brasileirão

23/07/2026
Esportes

Sul-Americana: Bragantino fica no 0 x 0 com o Sporting Cristal

23/07/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Agricultura e Pecuária

Boi gordo sobe com dificuldades para manter escalas de abate

23/07/2026
Agricultura e Pecuária

Do colorau à indústria: urucum ganha espaço com avanço das pesquisas

23/07/2026
Agricultura e Pecuária

Preço da soja sobe em quase todas as regiões brasileiras

23/07/2026
Educação

História do Museu Casa Suçuapara é apresentada em fórum internacional

23/07/2026
Educação

UFT recebe Mostra Prêmio Grande Otelo 2026 com sessões gratuitas em Palmas

23/07/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Boi gordo sobe com dificuldades para manter escalas de abate
  • Do colorau à indústria: urucum ganha espaço com avanço das pesquisas
  • Preço da soja sobe em quase todas as regiões brasileiras

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Preços da arroba de boi gordo em São Paulo e nos principais Estados produtores estão se aproximando — Foto: Thiago de Jesus

Boi gordo sobe com dificuldades para manter escalas de abate

23/07/2026
O Brasil é o maior produtor mundial de urucum e responde por cerca de 57% da produção global da cultura — Foto: Canva/Creative Commons

Do colorau à indústria: urucum ganha espaço com avanço das pesquisas

23/07/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.