O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou nesta quinta-feira, 12, da solenidade em comemoração aos 32 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO).
Acompanhado do comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, o chefe do Executivo conduziu o evento, que também foi marcado pela formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) e do Curso de Aperfeiçoamento de Praças (CAP); entrega dos espadins aos integrantes da 1ª Turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO) realizado no estado; homenagens aos veteranos presentes e assinatura da portaria que denomina o Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins como Coronel André Carvalho de Araújo, in memoriam.
O ato comemorativo ocorreu no Centro de Convenções (Parque do Povo), em Palmas.
“Estamos celebrando mais um ano de trabalho e muitos serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros à população tocantinense. Esta corporação nos orgulha, pois sabemos o quanto esses homens e mulheres, que hoje [quinta-feira, 12], aqui estão, se dedicam diariamente para garantir cada vez mais segurança ao nosso povo. Neste sentido, não poderíamos deixar de homenagear esses militares e esses servidores, inclusive garantindo a eles a promoção no tempo certo. É importante para a corporação e para o Governo do Tocantins realizar atos como este e eu fico muito feliz em estar aqui”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.
O evento marcou as três décadas de atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, período em que a corporação contribuiu ativamente para a segurança e a proteção da população.
“Hoje [quinta-feira, 12] é um dia muito especial para todos nós. São 32 anos de muita luta, vontade e demonstração de apoio à sociedade. Este ano foi marcado pela qualificação, pela modernização e pela estruturação da corporação, considerando que capacitamos 64% da tropa. Por isso, agradecemos o grande empenho do governador Wanderlei Barbosa, bem como o apoio da bancada federal, dos deputados estaduais e das demais forças que nos auxiliam no dia a dia. Como resposta a esse esforço, estamos formando mais militares, que continuarão assegurando, à população, bombeiros cada vez mais habilitados para atuar e proteger”, pontuou o comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas.
Formaturas
Na solenidade, ocorreram as formaturas do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) e do Curso de Aperfeiçoamento de Praças (CAP).
As formações são fundamentais para a carreira militar, aprimorando habilidades técnicas e competências profissionais, fortalecendo a excelência do serviço prestado à sociedade tocantinense e comprovando que os formandos cumpriram um requisito para progressão.
“Neste aniversário de 32 anos do Corpo de Bombeiros, temos a grata satisfação de entregar o espadim da primeira turma do Curso de Formação de Oficiais realizado no estado, além de formar os participantes dos cursos de aperfeiçoamento de sargentos e praças. Esses cursos trazem maior qualificação técnica aos nossos militares, que atendem ocorrências e servem à população tocantinense em diversas áreas, como operações, administração, gestão de recursos, recursos humanos e materiais”, salientou o comandante da Academia de Formação Bombeiro Militar, major Lázaro Nogueira.
Oradora da turma de 2024 do Curso de Aperfeiçoamento de Praças, cabo Naiane Alves Menezes, ressaltou que o momento, além de único para os formandos, também representa um reconhecimento aos familiares presentes, que foram fundamentais no suporte aos graduandos durante toda a jornada.
“Esta é uma solenidade marcante não só para mim, meus colegas de turma e demais integrantes da corporação, mas também para nossas famílias que aqui estão em reconhecimento por todo o apoio que nos deram desde o início, principalmente ao compreenderem as vezes em que não pudemos estar presentes, por estarmos cumprindo importantes missões pelo Corpo de Bombeiros”, declarou.
O evento também contou com a entrega dos espadins aos integrantes do Curso de Formação de Oficiais (CFO), marcando o início de uma nova etapa para os futuros oficiais.
Concluinte do primeiro ano, o cadete Vilanova classificou o ato como gratificante.
“Sinto-me realizado ao concluir meu primeiro ano e, principalmente, por fazermos parte da primeira turma do CFO realizada aqui no Tocantins. É uma honra e uma enorme satisfação participar desta cerimônia”, evidenciou.