O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) anunciou o concurso para segurança pública com 381 vagas, na manhã desta sexta-feira (18). As provas devem ser aplicadas até março de 2025. Durante a solenidade, também foram entregues 210 novas viaturas.
“Hoje aqui nós anunciamos mais de 320 vagas para segurança pública, mas claro estaremos fazendo estudos para anunciar em outros setores do governo. A previsão é que nós faremos o concurso até março. Nós vamos fazer o edital, construir toda essa parte jurídica para, até março, fazermos as provas. Depois só é os cursos de formação, para colocar todo esse contingente nas ruas”, disse.
Apesar do governador ter falado sobre as 320 vagas, a Secretaria de Segurança Pública confirmou que ao todo são 381 vagas. Ainda não há informações sobre qual será a banca responsável pelo concurso. O anúncio aconteceu durante evento na sede da SSP-TO.
Em seu discurso, Wanderlei também falou sobre integração das forças de segurança e atuação contra a criminalidade.
“O quanto é importante termos e oferecer para a nossa comunidade uma segurança que tem força de reação. Lembro que no início do ano passado, nós tivemos um problema com o crime organizado na região sul de Palmas. E nós convidamos todas as forças de segurança para estarem conosco. Nós resolvemos a questão e fizemos a redução da criminalidade, não só naquele período, mas em todo o estado, porque estávamos unidos. O quanto é importante a integração das nossas forças, o quanto é necessário que a gente trabalhe unido. E eu tenho uma crença, que eu só vou fazer um bom governo porque eu busco a convergência”.
Durante o evento, o secretário da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa Motam, falou sobre a entrega das viaturas e como os equipamentos e concurso devem auxiliar no trabalho dos policiais.
“São três anos buscando recursos, qualidade para os nossos servidores. Tenho certeza que com essas viaturas os policiais terão mais condições de trabalho. Tenho certeza que com o anúncio desse concurso nossos policiais terão mais qualidade de trabalho porque terão mais gente para dividir o turno pesado. Quem ganha com isso é a população”, disse.
O delegado da Polícia Civil, Claudemir Ferreira, citou avanços na segurança pública.
“Os avanços foram muitos e nós somos gratos a confiança depositada na Polícia Civil. A liberdade que o senhor sempre nos deu para que pudéssemos trabalhar e é isso que a gente procura fazer e prestar um serviço de qualidade a nossa sociedade tocantinense”.
Governador Wanderlei Barbosa fala sobre integração das forças de segurança durante anúncio de concurso da Polícia Civil — Foto: Débora Gomes/Jornal do Tocantins