Nesta quarta-feira, completa-se 1 mês da morte de Preta Gil, que faleceu em 20 de julho em decorrência de um câncer colorretal.
Gilberto Gil, pai da artista, publicou uma homenagem para a data: “1 mês de saudade”. O músico também compartilhou um clique antigo com a filha ainda criança no colo.
Em sua primeira vez no palco desde a morte, Gil dedicou a música “Drão” em um tributo para Preta. “Todas as vezes que tenho cantado essa música, tenho cantado para ela, uma das meninas lá de casa, nossa querida Preta”, declarou o baiano para a plateia. A composição foi feita em homenagem à mãe de Preta, Sandra Gadelha, segundo casamento de Gil, com quem teve também Maria Gil e Pedro Gil.
Gilberto Gil deve retomar sua turnê “Tempo Rei” no próximo dia 6 de setembro, em uma apresentação no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. O músico anunciou que levará seus show para a Argentina e Chile.
Morte de Preta Gil
A artista estava em Nova York realizando um tratamento contra um câncer no intestino, diagnosticado em janeiro de 2023. A doença foi enfrentada com coragem ao longo de um ano e meio, período em que a cantora compartilhou com o público momentos de sua luta e da sua recuperação parcial, antes de uma piora no quadro clínico.
Preta Gil, filha do ícone da MPB e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, teve uma trajetória marcada pela ousadia artística, ativismo, defesa das mulheres e da diversidade. Ao longo de mais de duas décadas de carreira, lançou álbuns de sucesso, apresentou programas de TV e se tornou uma voz ativa em pautas sociais.