O cantor Gilberto Gil, 83, chegou ao Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (25) para se despedir da filha, a cantora Preta Gil, que morreu aos 50 anos.
A mãe da artista, Sandra Gadelha, 74, e a neta de Preta, Sol de Maria, 9, também chegaram ao velório no início da tarde.
A cerimônia de despedida, aberta ao público durante a manhã, foi fechada para receber os familiares e os amigos mais próximos.
Ao homenagear a filha nas redes sociais, Gilberto Gil escreveu: “Sempre tive orgulho de você, filha, e vou ter pra sempre”.
Mais cedo estiveram presentes nomes como Cláudia Abreu, Malu Mader, Taís Araújo, Tiago Abravanel, Thiaguinho, Xanddy Harmonia, Carla Peres e Péricles. Fran Gil — integrante dos Gilsons e filho de Preta — e sua namorada Alane Dias também foram vistos no evento.
O corpo da cantora será levado, em cortejo a bordo de um carro do Corpo de Bombeiros, até o Cemitério da Penitência, no Caju.
O trajeto vai seguir parte do novo Circuito de Blocos de Carnaval de Rua “Preta Gil”, criado pela Prefeitura como homenagem à artista, que comandava o tradicional Bloco da Preta durante o Carnaval carioca.
Morte de Preta Gil
Ela estava em Nova York realizando um tratamento contra um câncer no intestino, diagnosticado em janeiro de 2023. A doença foi enfrentada com coragem ao longo de um ano e meio, período em que a cantora compartilhou com o público momentos de sua luta e da sua recuperação parcial, antes de uma piora no quadro clínico.
Preta Gil, filha do ícone da MPB e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, teve uma trajetória marcada pela ousadia artística, ativismo, defesa das mulheres e da diversidade. Ao longo de mais de duas décadas de carreira, lançou álbuns de sucesso, apresentou programas de TV e se tornou uma voz ativa em pautas sociais.