Secretários municipais de Educação dos 139 municípios tocantinenses estão participando, nesta quinta-feira, 20, em Palmas, do Encontro Formativo PROFE Líderes. Promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o evento integra o Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE) e tem como objetivo fortalecer a política territorial de educação pública e aprimorar os processos educacionais em todo o estado, reunindo os gestores dos 139 municípios tocantinenses para troca de experiências e construção de estratégias conjuntas.
O governador Wanderlei Barbosa abriu o evento destacando os resultados do PROFE, enfatizando o eixo PROFE nos municípios, dentre eles a entrega do Selo Ouro em alfabetização pelo Ministério da Educação.
“Receber o Selo Ouro é uma grande satisfação para nós, pois quando assumimos o governo o índice de crianças alfabetizadas na idade ideal era de 14%. Dois anos depois, esse índice passou para 44%, o aumento mais significativo do Brasil. Continuamos avançando desde então, mas ainda não é suficiente. Queremos ir além e superar esses índices e alfabetizar todas as crianças do Tocantins até o final do 2º ano do ensino fundamental. E nós só conseguiremos esses resultados entendendo que eles provêm do trabalho conjunto entre o Estado e os municípios”, frisou Wanderlei.
Em seu discurso, o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, enfatizou o empenho do Governo do Tocantins em apoiar a melhoria da educação básica em todos os municípios. “Temos um governador que nos dá condições de trabalho e que empodera os gestores e que assegura que o Governo do Estado está ao lado das prefeituras para transformar a educação do Tocantins na melhor do Brasil. Este momento formativo é uma oportunidade de socializarmos as nossas ferramentas e de apresentar para os novos gestores de educação o que temos planejado para 2025 com o PROFE municípios, para que tenhamos uma educação de qualidade e com equidade”, ressaltou.
Para o secretário de Educação de Marianópolis do Tocantins, Robson Campelo, o encontro formativo oportuniza a troca de experiências entre os gestores e fortalece a atuação dos secretários. “Este é mais um evento que demonstra o quanto essa parceria com o Governo do Estado tem dado certo, contemplando as prefeituras, buscando essa evolução para a educação do Tocantins como um todo. Todo o conhecimento compartilhado aqui no PROFE Líderes será muito útil para melhorar o planejamento e as ações desenvolvidas nos nossos municípios”, avaliou o gestor.
“Além das palestras, dos painéis, da interação, o PROFE Líderes oportuniza a socialização das boas práticas, fortalecendo nosso trabalho nos municípios. Essa parceria da Secretaria Estadual com as secretarias municipais permite que a educação seja contemplada como um todo, buscando a melhoria dos indicadores educacionais com equidade nas escolas municipais e estaduais”, destacou a secretária de Educação de Lajeado, Alzirene Sousa.
PROFE nos Municípios
O PROFE nos Municípios é um dos eixos do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), desenvolvido pela Seduc, com foco na melhoria dos índices educacionais de todas as escolas públicas tocantinenses. O programa oferece às prefeituras formação pedagógica e socioemocional, material didático, assessoria técnica, monitoramento da execução das metas educacionais, além de premiações para as ações de sucesso das redes municipais de educação.
A secretária de Educação de Araguaína, Marzonete da Silva, destacou que o PROFE tem sido responsável por uma grande transformação nos municípios “É de extrema importância para os municípios essa parceria, essa política pública que abrange os municípios tocantinenses e que fortalece nosso trabalho. O PROFE tem trazido muitos benefícios, no sentido de nos auxiliar na nossa prática, com apoio financeiro, com formação e tudo isso tem reflexo nos indicadores educacionais do nosso município”, frisou.
O PROFE nos Municípios contempla diversos programas, dentre eles o Alfabetiza Mais Tocantins, que tem o objetivo de alfabetizar 100% das crianças tocantinenses até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. A meta é atender 78 mil estudantes dos 139 municípios.
O Ideb Mais Tocantins também integra o eixo PROFE nos Municípios e visa estabelecer ações para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem em todo o Estado. Outra importante iniciativa é o ICMS Educacional, que prevê o repasse de até R$ 100 milhões aos municípios que cumprirem os critérios de aprendizagem, atendimento e inclusão.
Programação
A programação inclui palestras e painéis conduzidos por especialistas, abordando temas como alfabetização, gestão da aprendizagem e educação em tempo integral, avaliação, uso de tecnologias, inteligência emocional, além de ferramentas práticas para a melhoria dos indicadores educacionais nos municípios.
No encerramento do evento, os gestores assistirão à palestra Cuidar de Quem Educa – Como Manter o Bem-Estar e o Equilíbrio Emocional para Vencer os Desafios da Educação, ministrada pelo renomado escritor e especialista em Competências de Liderança e Inteligência Emocional, Eduardo Shinyashiki. Autor de livros sobre transformação e motivação, ele atua desde 1983 no Brasil e na Europa, desenvolvendo treinamentos voltados ao Desenvolvimento Humano.
Presenças
Também prestigiaram o evento o presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres, a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/TO), Luiza Brasileiro, e o reitor da Unitins, Augusto Rezende.