O governo do Tocantins desenvolve ações em prol da gestão de resíduos sólidos no Estado, da integração da comunidade acadêmica e de jovens pesquisadores com as questões ambientais. Com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a diretora de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que é doutora em Ciências Ambientais pela Universidade da Flórida, Ellen Amaral, participou na noite desta quinta-feira, 17, da Roda de Conversa do Painel “Cultura, Sociedade e Saúde Ambiental”, durante a 15ª Jornada Iniciação Científica e Extensão do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Campus de Palmas.
Esse encontro promoveu o compartilhamento de saberes e experiências de profissionais reconhecidos em suas áreas, com alunos e participantes. Na Roda de Conversa, a doutora Ellen Amaral junto a renomados especialistas – entre eles, o doutor em Química pela Universidade Federal de Uberlândia, Paulo Batista; a doutora em Ambiente e Sociedade pela Universidade de Estadual de Campinas, Carolina Joly Moreira; a doutora em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins, Walena Magalhães; e o mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia, Sérgio Luís de Oliveira – apontaram aspectos da nossa sociedade e cultura que dialogam com a conservação dos biomas brasileiros.
Conhecida por sua atuação no tema de saneamento e mais recentemente no eixo dos resíduos sólidos, que conecta saúde e meio ambiente, a gestora estadual de Resíduos Sólidos, Ellen Amaral, que também é bióloga, contribuiu com sua experiência e conhecimento na área da saúde ambiental, com o tema ‘As tecnologias sociais e os benefícios de proteção ao bioma Cerrado, gerados a partir do serviço prestado pelos catadores de materiais recicláveis de Palmas; impactos negativos e as vantagens da integração da comunidade acadêmica e os jovens pesquisadores do IFTO com a atividade’.
“Este evento promoveu um espaço de reflexão sobre os desafios e as oportunidades existentes de conversação do Cerrado a partir da contribuição dos catadores na promoção da reciclagem. Então minha abordagem manteve o foco no problema urgente dos lixões no Estado e a importância dos catadores para a promoção da saúde ambiental”, ressaltou a gestora estadual de resíduos sólidos, Ellen Amaral, após o evento.
Evento
A 15ª Jornada Iniciação Científica e Extensão realizada pelo IFTO, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), acontece entre os dias 16 e 18 deste mês, promovendo um conjunto de atividades acadêmicas e científicas que visam fomentar debates sobre temas relevantes para a sociedade e para a preservação ambiental.