segunda-feira, 6 de abril de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Política

Funcionários pedem exoneração de Pochmann do IBGE; entenda

Sindicato convocou ato e pede mudanças no regime de trabalho no órgão

CNN por CNN
21/09/2024
em Política
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
Viagens de Pochmann viraram alvo de críticas • Elza Fiuza/Agência Brasil

Viagens de Pochmann viraram alvo de críticas • Elza Fiuza/Agência Brasil

CompartilharCompartilhar

Uma grande crise se instaurou no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com diversas críticas à gestão de Márcio Pochmann à frente da instituição, inclusive com pedidos para sua exoneração.

Na última sexta-feira (20), o Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Fundações Públicas Federais de Geografia e Estatística (Assibge) anunciou uma convocação de ato na semana que vem em frente à sede do IBGE, no Rio de Janeiro.

ARTIGOSRELACIONADOS

Kayo Magalhães/Agência Câmara

Deputado troca de partido 3 vezes no PR de olho em eleição majoritária

06/04/2026
Mário Agra/Câmara dos Deputados

Relator de PL sobre minerais críticos adia parecer para o dia 21

06/04/2026

De acordo com o órgão, o ato será para exigir que Pochmann altere seu “comportamento autoritário” que tem marcado suas ações recentes e para que ele estabeleça um real processo de diálogo com os servidores em relação as diversas alterações em curso no Instituto.

Também são citadas críticas em outros aspectos, como:

  • mudanças no regime de trabalho;
  • transferência para o prédio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), no Horto, na zona sul;
  • criação de uma fundação de direito privado;
  • alteração no estatuto, etc.

Carta com críticas à gestão

Uma carta apócrifa começou a circular entre os servidores do IBGE, ao mesmo tempo da convocação do ato, detalhando as críticas à gestão Pochmann e pedindo sua exoneração.

Intitulado como “Declaração Pública dos Servidores do IBGE”, o documento detalha as insatisfações.

Uma delas é com o IBGE+. De acordo com a carta, trata-se de “uma entidade de apoio de direito privado, implementada sem qualquer diálogo com os trabalhadores”.

“Formalizada em sigilo por 11 meses e anunciada dois meses após sua oficialização em cartório, essa fundação gera dúvidas quanto à sua real finalidade e ao impacto que terá sobre a independência técnica e administrativa do Instituto”, diz o texto.

Reformulação do estatuto

Ainda de acordo com a carta, a falta de clareza e participação em um tema crítico levanta sérios questionamento sobre os critérios que nortearam a criação do IBGE+ e os riscos de desvirtuamento da missão pública do órgão em benefício de interesses privados.

Outro ponto levantado na carta é a reformulação do estatuto do órgão, “que está sendo conduzida de maneira pouco transparente e sem o necessário debate com os servidores e a sociedade”.

O sindicato vem cobrando mais transparência e participação no processo de reformulação, “pois qualquer mudança no estatuto pode comprometer gravemente a governança da instituição e a qualidade dos dados produzidos”, prossegue a carta.

Entretanto, a presidência tem se mantido inflexível e se recusa a fornecer informações ou promover discussões abertas com os trabalhadores, revela o documento.

“Essa postura coloca em risco a autonomia do IBGE e sua credibilidade como fonte confiável de dados estatísticos”, critica.

Viagens excessivas de Pochmann

Diante de um “cenário de escassez financeira” no IBGE, as viagens “frequentes e excessivas” de Pochmann viraram alvo de críticas, conforme consta na carta que circula entre os trabalhadores do órgão.

“O IBGE não dispõe de crédito para algumas despesas como o pagamento de aluguéis, está em débito com diversos fornecedores e restringe viagens técnicas essenciais para a condução de pesquisas”, explica

Segundo o texto, a prioridade dada a essas viagens, no lugar da manutenção de atividades básicas do instituto, “reforça a desconexão entre a gestão e as reais necessidades do IBGE e do país”.

Mudança de endereço

A possibilidade de transferência repentina dos servidores do centro do Rio de Janeiro para o bairro do Horto foi alvo de críticas.

Isso acontece pela “indisponibilidade de linhas de ônibus, de metrô e por não ter restaurantes no entorno.

“Essas atitudes evidenciam a falta de planejamento e respeito para com os trabalhadores. Tais medidas desnecessárias, se implementadas, tendem a aumentar os gastos de custeio, enquanto desconsideram as reais necessidades do Instituto”, complementa.

Exoneração

A partir dos fatos apresentados, é pedida a exoneração de Pochmann.

“Diante dessa gestão centralizadora e autoritária, que tem tomado decisões sem diálogo, ignorando as demandas dos servidores e comprometendo a autonomia e a missão do IBGE, declaramos que não podemos mais tolerar essa situação”, cita.

A continuidade do mandato está comprometendo o funcionamento da instituição e o impacto negativo das decisões é sentido diariamente pelos trabalhadores pela quantidade de trabalho realizado, prossegue o documento que circula internamente.

“Assim, os servidores do IBGE manifestam publicamente seu desejo pelo fim do mandato do atual presidente, Márcio Pochmann e informam que já não o consideram como Presidente desta renomada instituição.”

Diretores também criticam

Outra carta foi assinada contra a gestão, dessa vez por um grupo de coordenadores e gerentes da Diretoria de Geociências.

O documento critica a “ausência de um processo decisório institucionalizado” que “compromete a efetividade das ações e, sobretudo, a harmonia do ambiente de trabalho e o engajamento das equipes com a missão institucional do IBGE”.

Eles manifestam divergência a quanto à obrigatoriedade do regime de trabalho híbrido, a eventual mudança para o Horto até o final de 2024, a alteração do Estatuto do IBGE e a criação da Fundação IBGE+.

“Solicitamos que a Alta Direção considere a implementação de um processo de consulta mais amplo e participativo para decisões, especialmente aquelas de grande impacto para a operação e o funcionamento do Instituto, onde nossa experiência seja realmente levada em consideração nas tomadas de decisões, nunca perdendo de vista os valores institucionais de qualidade, imparcialidade e independência”, diz o documento.

Anterior

Comício das Mulheres lotou rua de Miracema com apoiadores da prefeita Camila

Próximo

Governo prepara medida que proíbe o uso de celulares em escolas

Próximo
Governo prepara medida que proíbe o uso de celulares em escolas Tânia Rêgo/Agência Brasil

Governo prepara medida que proíbe o uso de celulares em escolas

LEIA TAMBÉM

Política

Relator de PL sobre minerais críticos adia parecer para o dia 21

06/04/2026
Brasil

STF vai decidir sobre garantia de matrícula para aluno com deficiência

06/04/2026
Economia

Galípolo diz que temos uma “sociedade que não tolera mais inflação”

06/04/2026
Saúde

Estudo explica por que a diabetes é menos comum em grandes altitudes

06/04/2026
Saúde

Bebê tem mutação genética raríssima que atinge 100 pessoas no mundo

06/04/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Esportes

Corinthians acerta a contratação do técnico Fernando Diniz

06/04/2026
Segurança

Polícia Militar do Tocantins inicia curso de Gestão Pública Integrada com investimento de 236 mil reais

06/04/2026
Segurança

FICCO desarticula base logística de tráfico internacional e apreende 500 kg de cocaína no oeste do Tocantins

06/04/2026
Educação

UFT terá 17 cursos de graduação presenciais e seis cursos EaD avaliados no Enade 2026

06/04/2026
Entretenimento

Quem é Kaiky Mello, cantor gospel que está intubado em hospital no Rio

06/04/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Corinthians acerta a contratação do técnico Fernando Diniz
  • Polícia Militar do Tocantins inicia curso de Gestão Pública Integrada com investimento de 236 mil reais
  • FICCO desarticula base logística de tráfico internacional e apreende 500 kg de cocaína no oeste do Tocantins

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

edit post
Davi Rocha/Sports Press Photo/Getty Images

Corinthians acerta a contratação do técnico Fernando Diniz

06/04/2026
edit post
Foto: Ascom PMTO

Polícia Militar do Tocantins inicia curso de Gestão Pública Integrada com investimento de 236 mil reais

06/04/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.