A previsão do tempo para esta terça-feira (13/1) aponta instabilidades climáticas pelo país. A formação de uma frente fria deve provocar chuvas na Região Sudeste, que, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), também está sob alerta de “perigo” para uma onda de calor.
Para a região, são esperados volumes de chuva de até 50 mm/dia, junto a ventos de 60 km/h. Apesar das precipitações, as altas temperaturas persistem na região. A máxima é de 38°C na capital fluminense, que já bateu os 40°C neste ano, e 30°C em São Paulo.
Chuvas pelo país
A chuva também atinge as regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. De acordo com dados disponibilizados pelo Inmet, tempestades, acompanhadas por raios e rajadas de vento, são esperadas em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Os termômetros marcam até 33°C em Cuiabá (MT), 32°C em Goiânia (GO) e 29°C em Brasília (DF).Play Video
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue em atuação no Norte e traz a tendência de calor e umidade, o que favorece tempestades, sobretudo no período da tarde. A máxima é de 33°C Macapá (AP), 31°C em Manaus (AM) e Rio Branco (AC).
Já no Sul do país, pancadas de chuva isoladas ocorrem em Santa Catarina e no Paraná, mas o tempo permanece firme no Rio Grande do Sul. Os termômetros marcam 32°C em Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS) e 28°C em Cutiriba (PR).
No Nordeste, as altas temperaturas também marcam a terça. No entanto, os efeitos da baixa umidade relativa do ar se fazem presentes na região, o que pode causar sensações de desconforto e ressecamento. A previsão é de 31°C em Fortaleza (CE) e Recife (PE), além de 30°C em Natal (RN). Não há previsão de chuva na região.







