O Fortaleza encerrou jejum de quatro jogos sem vitória e bateu o Sportivo Trinidense nesta quarta-feira (3), por 2 a 0, pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. O jogo foi no estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, no Paraguai. Foi somente a segunda vitória em nove jogos.
Na escalação, ele manteve um esquema com três zagueiros, com Yago Pikachu de ala direito e um ataque com Machuca e Thiago Galhardo.
E os dois atacantes foram responsáveis pelo primeiro gol da vitória. Logo aos três minutos, Machuca colocou Galhardo livre dentro da área, com bom passe, e o centroavante finalizou com precisão.
O Fortaleza dominou as ações no primeiro tempo e se tivesse tido mais precisão poderia ter saído para o intervalo com uma goleada a favor. Pochettino, Galhardo e Machuca, duas vezes, perderam gols.
No segundo tempo, o Trinidense cresceu e pressionou o Fortaleza. O contra-ataque também pouco funcionou, e João Ricardo teve trabalho para garantir a vitória. O lateral Escobar ainda foi expulso ao final da partida, mas em um contra-ataque finalmente eficiente Pikachu recebeu livre dentro da área e definiu a vitória.
O Leão ficou na liderança do Grupo D, com três pontos. Boca Juniors-ARG e Nacional Potosi-BOL têm um, e o Trinidense zero.
O time brasileiro é o atual vice-campeão da Sul-Americana. A derrota para a LDU de Quito-EQU por 4 a 3 na disputa por pênaltis, após 1 a 1 em 120 minutos, ainda incomoda diretoria, comissão técnica e jogadores remanescentes, mais de cinco meses daquela tarde na cidade de Maldonado, na região de Punta Del Este, no Uruguai.
Somente o vencedor da chave vai direto às oitavas de final. O segundo joga um playoff eliminatório, em ida e volta, contra um time que fique em terceiro nos grupos da Libertadores.
Próximos jogos
O Fortaleza volta a campo no próximo sábado (6), contra o Ceará, pela finalíssima do Campeonato Cearense. O jogo será na Arena Castelão, às 16h40 (de Brasília). Como a ida foi 0 a 0, quem vencer é campeão e novo empate leva a decisão do título para as cobranças de pênaltis.
Pela Sul-Americana, o Leão joga na quarta-feira (10) da semana que vem, frente ao Nacional Potosi-BOL, no Castelão, às 19h (de Brasília).
Nacional Potosi 0 x 0 Boca Juniors
Na outra partida do Grupo D, também nesta quarta-feira, o Boca Juniors jogou nos quase 4 mil metros de altitude de Potosi, contra o Nacional, e ficou no 0 a 0. O time argentino atuou com um time reserva, mas no fim do primeiro tempo Benedetto ainda perdeu um pênalti.
Sportivo Trinidense-PAR 0 x 2 Fortaleza
Trinidense
Samudio; Benitez, Vera, Flores e Mendoza; Rayer (Román), Riveros, Salcedo (De La Cruz) e Andrada (DelValle); Sinisterra (Romero) e Giménez (Alan Pereira). Técnico: José Arrua.
Fortaleza
João Ricardo; Brítez, Kuscevic e Tomás Cardona; Yago Pikachu, Kauan (Zé Welison), Pedro Augusto (Lucas Sasha), Pochettino (Pedro Rocha) e Gonzalo Escobar; Thiago Galhardo (Bruno Pacheco) e Machuca (Hércules). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Gols
Thiago Galhardo (3min1ºT), Yago Pikachu (46min2ºT) para o Fortaleza
Cartões Amarelos
Benitez, Mendoza (Trinidense); Brítez, Escobar (Fortaleza)
Cartão Vermelho
Escobar (Fortaleza)
Motivo: 1ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana
Data e horário: 3 de abril de 2024 (quarta-feira), às 21h (de Brasília)
Local: Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção (Paraguai)
Árbitro: Francisco Gilabert (CHI)
Auxiliares: Alan Saldoval e Gabriel Ureta (ambos do Chile)
VAR: Rodrigo Carvajal (CHI)