Flamengo e Paris Saint-Germain voltam a se encontrar nesta quarta-feira (17/12), às 14h (de Brasília), no Estádio Ahmad bin Ali, no Catar, para a decisão da Copa Intercontinental. O jogo marca o quarto confronto entre os clubes e inaugura um novo capítulo de uma história até aqui restrita a amistosos.
Apesar de nunca terem se enfrentado em competição oficial, Flamengo e PSG carregam um retrospecto equilibrado. Em três jogos disputados ao longo das últimas décadas, cada equipe soma uma vitória, além de um empate, com igualdade também no número de gols marcados: quatro para cada lado.
O primeiro duelo ocorreu em 1975, em Paris, quando o Flamengo venceu por 2 x 0, com dois gols de Luisinho Lemos. A partida contou com nomes históricos do clube carioca e marcou o início da relação esportiva entre as equipes.
Quatro anos depois, em 1979, foi a vez do PSG levar a melhor. Jogando novamente no Parque dos Príncipes, os franceses venceram por 3 x 1. Zico marcou o gol rubro-negro na partida.
O encontro mais recente aconteceu em 1991, durante o Torneio de Paris. Flamengo e PSG empataram em 1 x 1 no tempo normal, com gol de Zinho, e o time brasileiro acabou campeão ao vencer a disputa por pênaltis.
A final desta quarta-feira, porém, tem peso inédito. Campeão da Libertadores, o Flamengo chega à decisão após eliminar Cruz Azul e Pyramids nas fases anteriores do torneio. Já o PSG, vencedor da Liga dos Campeões, entra diretamente na final como representante europeu.
Além do título da Copa Intercontinental, o duelo coloca em jogo a chance de um clube sul-americano voltar a conquistar um troféu mundial após mais de uma década.







