O Campeonato Carioca começou e, para o Flamengo, de forma negativa. O time vive um dos piores inícios da história recente no estadual. Com a equipe sub-20 em campo nas primeiras rodadas, o Rubro-Negro soma apenas um ponto em três jogos, com um empate e duas derrotas. E, com a situação de risco do clube, a torcida passou a se perguntar quais as chances reais de queda do Fla.
A resposta é sim, é possível que o Flamengo caia de divisão, mas o risco ainda é considerado mínimo, graças ao formato diferenciado no regulamento adotado pela FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) nesta edição.
Como funciona o regulamento do Carioca 2026?
A competição foi reduzida para apenas 10 datas, com as 12 equipes divididas em dois grupos de seis times cada (Chave A e Chave B). Na fase inicial (Taça Guanabara), cada clube enfrenta os seis adversários do grupo oposto, em turno único, totalizando seis rodadas.
Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam diretamente para as quartas de final (mata-mata em jogo único). Os dois últimos lugares, 5º e 6º de cada grupo, totalizando quatro equipes, disputam o chamado quadrangular de rebaixamento.
Este quadrangular é disputado em sistema de pontos corridos, com turno e returno, todos contra todos, com ida e volta, resultando em seis jogos para cada time.
Apenas o último colocado, lanterna, é rebaixado diretamente para a Série A2 do Carioca em 2027. O penúltimo colocado ainda tem chance de se manter na elite, disputando uma repescagem contra o vice-campeão da Série A2.
Situação de risco
Com o desempenho ruim até aqui, o Flamengo está na zona de risco e pode acabar no quadrangular se não pontuar nas rodadas restantes, incluindo clássicos contra Vasco e Fluminense.
No entanto, mesmo terminando entre os dois últimos do Grupo B, o Fla terá uma segunda chance no quadrangular. Como só cai o lanterna do grupo, e o Rubro-Negro costuma ter elenco superior aos demais participantes dessa fase, a chance de ser o pior no mini-torneio é baixa, especialmente se a diretoria antecipar o retorno de parte dos titulares.






