Um dos hábitos mais importantes para uma boa higiene bucal é o uso do fio dental. Com o uso correto é possível evitar diversos problemas, como mau hálito, cáries e doenças gengivais, que acabam sendo desenvolvidos justamente onde a escova não alcança.
Isso acontece porque, durante a escovação, as cerdas limpam apenas as superfícies visíveis dos dentes. Somente o fio dental consegue remover restos de alimentos e placas bacterianas que se acumulam entre os dentes e a linha da gengiva, região propícia para o surgimento de inflamações e infecções.
De acordo com a clínica odontológica DNTBras, o uso do fio dental pode remover até 40% dos resíduos que a escova deixa para trás. Com esse nível de limpeza, é possível reduzir o risco de gengivite, uma das doenças mais comuns entre adultos.
Antes ou depois da escovação?
Quando se usa fio dental, é comum pensar que ele deve ser passado entre os dentes depois da escovação, mas o correto é fazer isso antes. Como o fio ajuda na remoção da sujeira entre os dentes, durante a escovação, o creme dental com flúor consegue alcançar essas áreas de maneira muito melhor, já que tem o caminho livre.
Contudo, esse processo deve ser feito com cuidado. O ideal é que o fio tenha aproximadamente 40 cm, enrolados na ponta dos dedos médios, e usar o polegar e o indicador para guiar o fio entre os dentes. Após isso, é recomendado fazer movimentos suaves em formato de “C” para conseguir retirar o máximo de detritos.
Consequências do não uso
Para quem não usa fio dental, os resultados podem ser bem sérios. Sem ela, a placa bacteriana pode se acumular e endurecer, o que resulta no tártaro, que só pode ser removido por um dentista. Essa condição pode favorecer o surgimento de cáries e doenças como gengivite e peritonite, sendo que essa última pode levar até mesmo à perda dentária.
Além disso, com o acúmulo de bactérias, elas podem se espalhar pela corrente sanguínea, o que aumenta consideravelmente o risco de doenças cardiovasculares, sem contar com outras complicações sistêmicas.
Sensibilidade e sangramento gengival
Não é incomum que nos primeiros dias de uso do fio dental seja possível sentir desconforto, ou até mesmo um leve sangramento nas gengivas. Isso geralmente indica inflamação causada pela falta de higienização adequada e diminui com o uso diário do fio dental. Contudo, se o sangramento persistir, ou houver dores intensas, o ideal é procurar um dentista.
Diversas instituições de ensino e pesquisa também reforçam a importância do fio dental como prática preventiva. Em uma faculdade de odontologia, por exemplo, os estudantes são ensinados desde os primeiros dias que o fio dental é essencial na escovação. O uso correto é uma das primeiras lições para evidenciar sua eficácia na prevenção de várias doenças bucais. Portanto, a saúde bucal vai além da estética, é um investimento no bem-estar geral do corpo. A inclusão do fio dental na rotina diária pode parecer algo simples, mas cujos impactos podem ser sentidos por todo o corpo e até mesmo ao longo da vida.







