O último fim de semana de setembro será de tempo instável no Sul. A chuva atinge grande parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná no sábado (30/8) e domingo (31/8), com risco de temporais acompanhados de granizo, ventos fortes e raios, principalmente no território gaúcho e no leste paranaense. Em algumas áreas de Santa Catarina e do litoral do Paraná, os volumes podem ser elevados, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No Sudeste, o tempo fica firme na maioria das áreas, mas ainda há alerta para chuvas fortes nas áreas ao leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. As temperaturas seguem altas em todo o estado de São Paulo e no interior mineiro, reforçando a sensação de calor.
O Centro-Oeste enfrenta calor intenso, com marcas próximas ou acima dos 40 °C em Mato Grosso. A umidade relativa do ar pode cair abaixo de 20%, o que aumenta o risco de queimadas e problemas respiratórios. No norte e noroeste do Estado, não se descarta a ocorrência de pancadas rápidas de chuva no fim do dia.
No Norte, o padrão da estação continua, com pancadas de chuva mais frequentes no Amazonas e no Pará. Apesar das instabilidades, o calor persiste em boa parte da região, com máximas elevadas.
Já no Nordeste, a chuva se concentra no litoral, entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, onde há chance de pancadas fortes e localizadas. No interior, o tempo segue quente e seco, mantendo o cenário de estiagem que preocupa agricultores e pecuaristas.