A novela “Fina Estampa” retorna às telinhas no dia 18 de agosto, em uma reprise especial no canal Globoplay Novelas, canal da TV por assinatura focado nos folhetins da TV Globo.
Fina Estampa conta a história de Griselda Pereira (Lilia Cabral), ou “Pereirão”, uma mulher batalhadora que trabalha como faz-tudo para sustentar os três filhos: Quinzé (Malvino Salvador), Antenor (Caio Castro) e Amália (Sophie Charlotte), depois que o marido Pereirinha (José Mayer) sumiu no mar.
Só que nem tudo são flores, e no caminho do sucesso de Griselda, está a socialite Tereza Cristina (Christiane Torloni) e o seu mordomo fiel Crô (Marcelo Serrado), que serão os responsáveis por várias maldades que acontecerão na vida da protagonista.
A obra de Aguinaldo Silva entrará no lugar de “Guerreiros do Sol” na faixa das 22h40, com reprises sempre às 16h30 e maratona semanal aos domingos.
Confira o antes e o depois do elenco de “Fina Estampa”
Griselda (Lilia Cabral)
Vivida por Lilia Cabral, Griselda sustenta os filhos Quinzé (Malvino Salvador), Antenor (Caio Castro) e Amália (Sophie Charlotte) e o neto Quinzinho (Gabriel Pelícia) fazendo pequenos consertos na vizinhança desde que seu marido, Pereirinha (José Mayer), desapareceu no mar. O trabalho como faz-tudo – ou “marido de aluguel”, como se intitula – a fez ficar conhecida no bairro como Pereirão.
Com uma carreira cheia de sucessos, Lilia continuou nas telinhas da TV Globo e se destacou em inúmeras novelas. Seu papel mais recente na TV foi como a vilã Maristela, em “Garota do Momento”.

Tereza Cristina (Christiane Torloni)
Christiane Torloni viveu a socialite Tereza Cristina de Siqueira Velmont, casada com o chef Renê (Dalton Vigh), por quem é apaixonada, e mãe de Patrícia Velmont (Adriana Birolli) e Renê Junior (David Lucas). Herdeira da fortuna dos pais e sempre preocupada em manter o nome e a honra da família, ocupa seu tempo com as mais requintadas formas de gastar dinheiro. Os atritos com a filha, de personalidade bem diferente da sua, são frequentes. Não gosta de subalternos, mas não vive sem seu mordomo Crô (Marcelo Serrado).
Sua última novela foi o folhetim “O Tempo Não Para” (2018), e também deu as caras com participações especiais na novela “Vai na Fé” (2023). Atualmente, a atriz esteve em cartaz com a peça “Dois de Nós”, ao lado de Antônio Fagundes.

Teodora (Carolina Dieckmmann)
Teodora é uma jovem ambiciosa e interesseira, abandonou o marido Quinzé e o filho Quinzinho (Gabriel Pelícia) para tentar a sorte nos Estados Unidos ao lado de Wallace (Dudu Azevedo), lutador de vale-tudo. Reaproxima-se da família Pereira quando descobre que a sogra Griselda ganhou na loteria.
Hoje, aos 46 anos, Carolina Dieckmmann é uma das atrizes mais celebradas da TV Globo, com uma carreira que passa por novelas, séries e cinema. Com o fim da novela, participou de tramas como “Senhora do Destino”, “Cobras & Lagartos”, “Vai na Fé”, e hoje faz parte do elenco do remake de “Vale Tudo”.

Quinzé (Malvino Salvador)
Malvino Salvador interpretou o filho mais velho de Griselda, que trabalhava como garçom no bar de Guaracy (Paulo Rocha). Cria o filho Quinzinho com muito amor, mas não consegue esconder a tristeza pelo abandono de sua ex-mulher, Teodora, por quem nunca deixou de ser apaixonado. Envolve-se com Dagmar (Cris Vianna) e Deborah (Ana Carolina Dias).
Seu último trabalho na TV foi na novela “A Dona do Pedaço”, na qual viveu o personagem Agno. Ele também participou da série “Negociador”, do Prime Video, como o Capitão Gabriel Menck.

Antenor (Caio Castro)
Filho de Griselda, Antenor é um jovem ambicioso e envergonhado de sua origem humilde, que não mede esforços para atingir seus objetivos. Estudante de medicina, futuro cirurgião plástico, desperta o orgulho da mãe, que não esconde a admiração que tem pelo único filho que chegou à universidade. É apaixonado por Patrícia Velmont (Adriana Birolli), mas teme a sogra Tereza Cristina.
Em setembro de 2024, após 18 anos de carreira, o artista decidiu abandonar a atuação para se dedicar integralmente ao automobilismo. Hoje, ele atua como piloto de Stock Car.

Amália (Sophie Charlotte)
Filha caçula de Griselda, Amália é uma jovem romântica, que sonha viver uma bela história de amor. Além de ajudar a mãe com as tarefas domésticas, trabalha como vendedora dos cosméticos naturais de Dona Zilá (Rosa Marya Collin). Amália tenta deixar a mãe mais feminina, mas admira seu pulso firme diante dos obstáculos da vida. Logo no início da história se apaixona por Rafael (Marco Pigossi), com quem acaba se casando.
A atriz se destacou cada vez mais nas telinhas, sendo presença constante nos folhetins da TV Globo, e com papéis de destaque, como é o caso de Eliana, uma das antagonistas da novela “Renascer”. Ela também deu as caras no cinema internacional, com uma participação no filme “O Assassino”, de David Fincher (“A Rede Social”). Sua próxima novela será “Três Graças”, na qual viverá a protagonista da história.

Pereirinha (José Mayer)
Pescador, filho de portugueses criado no Brasil, desapareceu no mar há 15 anos deixando a mulher, Griselda, e os três filhos. Homem de caráter duvidoso, bem diferente de sua esposa, estava envolvido em negócios suspeitos antes de sumir e ser dado como morto. Ao longo da trama, reaparece na companhia de um quarto filho, Enzo (Julio Rocha).
Depois da novela, ainda estrelou obras como “Mulheres Apaixonadas”, “Senhora do Destino”, “A Favorita”, “Fina Estampa” e, por fim, “A Lei do Amor”. Em 2017, Mayer foi acusado de assédio sexual por uma figurinista, e desde estão está afastado da TV.

Renê (Dalton Vigh)
Dalton Vigh viveu o dono do restaurante Le Velmont, que ganhou de presente da esposa Tereza Cristina. Ao contrário da mulher, mantém um ótimo relacionamento com os filhos Patrícia e Renê Junior. É apaixonado pela esposa, mas passa a repensar seu casamento depois do fatídico jantar de noivado da filha Patrícia. Ao longo da história, deixa o Le Velmont e abre o Brasileiríssimo. Envolve-se com Griselda, mas termina a novela ao lado de Vanessa.
Com o fim da novela, Dalton participou de vários folhetins da emissora e, em 2018, foi contratado pelo SBT para interpretar um dos personagens principais de “As Aventuras de Poliana”. Atualmente faz parte do elenco da série “Dom”, do Prime Video.

Patrícia (Adriana Birolli)
Patrícia era filha de Renêe Tereza Cristina. Apesar de não se considerar patricinha, tem gostos bastante caros. Namora Antenor, por quem é apaixonada, mas se decepciona com o rapaz quando descobre a farsa que ele inventou sobre sua mãe.
Nos últimos anos, Adriana participou de tramas como “Belaventura” e “Jezabel”, da RecordTV, e dos filmes “Lucicreide Bai para Marte” e “Me Tira da Mira”. Em 2025, a atriz interpretou Maria na encenação da Paixão de Cristo de Paracatuba, no Ceará.

Crô (Marcelo Serrado)
Marcelo Serrado interpretou um dos personagens que mais se destacaram na trama — e que inclusive ganhou até mesmo um filme com o fim da novela. Crodoaldo Valério, ou apenas Crô, era o fiel escudeiro de Tereza Cristina. É um empregado subserviente e dedicado, apesar de, muitas vezes, dizer que não a tolera. No fundo gostaria de ser a patroa, que o ajuda com a mensalidade da faculdade da sobrinha Vanessa (Milena Toscano). Nada discreto no visual, mantém um secreto caso amoroso – mistério que permanece até o final da novela. Quando Tereza Cristina desaparece no mar, herda 50% de seus bens.
O ator foi protagonista de “Crô – O Filme”, que continua as desventuras do mordomo, e atuou em várias novelas e séries da TV Globo na sequência. Em 2025, interpretou o personagem Rogenildo Ferreira em “Beleza Fatal”, e Lucas Silva e Silva na nova versão de “Mundo da Lua”.
