O fenômeno climático La Niña chegou ao fim e a temperatura no oceano Pacífico está em normalidade. O anúncio foi feito na última terça-feira (8) pela Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA). O fim dos eventos no Pacífico marca um período de transição climática — no Brasil clima deve ficar instável e irregular.
Segundo o novo boletim do NOAA, a agência do governo dos Estados Unidos para tempo e clima, o oceano Pacífico voltou ao estado de neutralidade climática, sem a atuação do La Nina e do El Niño.
A confirmação do La Nina pelo NOAA ocorreu em dezembro de 2024. Os efeitos do fenômeno eram observados no Oceano Pacífico desde meados do ano passado.
O La Nina consiste no resfriamento da superfície do Oceano Pacífico Equatorial, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O El Nino é o contrário do La Nina e consiste no aquecimento das águas do Pacífico.
Efeitos no Brasil
De acordo com o Climatempo, com o estado de neutralidade climática, o clima deve ficar mais instável e irregular. Por exemplo, no Sul do país os períodos de seca e chuva devem se alternar com mais frequência. No norte e nordeste a previsão é de diminuição das chuvas.Play Video
A expectativa é que massas de ar frio adentrem o país pela região sul. Com a chegada do outono e do inverno essas massas de ar frio devem avançar pelo centro-sul do país.