Na manhã desta terça-feira, 14, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Tocantins (FICCO/TO), composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal do Estado do Tocantins, deflagrou a Operação Alforria.
A operação tem como objetivo desarticular organizações criminosas dedicadas ao tráfico de drogas e à prática de homicídios que aterrorizam moradores dos complexos residenciais Residencial Vila do Sol e Residencial Lago Sul 2, localizados no Jardim Aureny III, em Palmas.
As investigações são conduzidas pela 1ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEIC – Palmas), coordenadas pelo delegado Evaldo Gomes.
“Essa investigação iniciou em 2023, quando aumentou os casos de conflitos entre facções aqui em Palmas, e posteriormente, passou a ser objeto de investigação da FICCO. Foram realizadas diversas diligências e chegou ao nosso conhecimento que moradores da região sul estavam tendo restrição de liberdade, quanto ao seu direito de ir e vir e permanecer, e inclusive, sendo retirados de unidades habitacionais. E com o trabalho integrado, aprofundamos as investigações e hoje demos cumprimento a 17 mandados de busca e apreensão e algumas prisões em flagrante”, destacou o delegado.
Cerca de 250 policiais das forças de segurança pública integrantes da FICCO/TO cumpriram 17 mandados de busca e apreensão.
Os suspeitos são investigados pelos crimes de integrar organização criminosa (art. 2º da Lei 12.850/13), lavagem de capitais (art. 1º, caput, da Lei 9.613/1998) e tráfico de drogas (art. 33 da Lei 11.343/2006).
A Operação Alforria visa restabelecer a segurança e a tranquilidade nos residenciais aterrorizados pela ação dos criminosos, devolver a dignidade à população afetada, garantindo o direito constitucional à propriedade e à habitação, além de fortalecer a presença do poder estatal em áreas atingidas pela criminalidade.
Também pretende desarticular organizações criminosas, reduzir a criminalidade e enfraquecer possíveis conflitos entre criminosos.
A FICCO/TO é composta pelas Polícias Federal, Civil, Militar e Penal do Estado do Tocantins, e tem como objetivo intensificar as ações de investigação, prevenção e repressão às organizações criminosas e à criminalidade violenta, que representam graves ameaças à ordem e à segurança públicas nacionais.