A Fiat Strada foi o carro mais vendido no Brasil nos nove primeiros meses de 2025, totalizando 101.298 unidades emplacadas no período. Os dados foram divulgados pela Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave) na quinta-feira (2).
Na segunda posição veio o Volkswagen Polo, que registrou 93.707 novos emplacamentos. O resultado aumentou a distância entre o líder e o vice, dando mais folga para a picape da Fiat, que está no primeiro lugar do pódio desde 2021.
Veja a lista dos carros mais vendidos de 2025 até setembro.
- Fiat Strada: 101.298 unidades;
- Volkswagen Polo: 93.707 unidades;
- Fiat Argo: 74.011 unidades;
- Volkswagen T-Cross: 65.987 unidades;
- Hyundai HB20: 58.775 unidades;
- Chevrolet Onix: 54.931 unidades;
- Fiat Mobi: 53.115 unidades;
- Toyota Corolla Cross: 51.973 unidades;
- Hyundai Creta: 51.632 unidades;
- Honda HR-V: 45.153 unidades.
No ranking geral, o Chevrolet Onix recuperou a sexta colocação, impulsionado pelas novas atualizações anunciadas pela GM, que reaqueceram a venda do hatch. Outro que subiu no ranking foi o Corolla Cross.
Nos SUVs, o novato Volkswagen Tera ainda não aparece no top 10 dos carros mais vendidos do ano, mas já emplacou 17.760 unidades e ocupa a 27ª posição do ranking.
Vendas de setembro
A primeira posição dos carros mais vendidos de setembro voltou para a Fiat Strada, após o Volkswagen Polo ter ficado no topo do ranking durante cinco meses seguidos.
A Strada emplacou 13.876 unidades. O Polo, na cola, conseguiu marcar 10.647 unidades vendidas no mês, diferença de 3.229 emplacamentos.
Veja abaixo a lista de setembro.
- Fiat Strada: 13.876 unidades;
- Volkswagen Polo: 10.647 unidades;
- Fiat Argo: 9.484 unidades;
- Hyundai HB20: 8.796 unidades;
- Volkswagen Saveiro: 8.154 unidades;
- Volkswagen Tera: 7.610 unidades;
- Toyota Corolla Cross: 7.282 unidades;
- Chevrolet Onix: 7.039 unidades;
- Nissan Kicks: 6.319 unidades;
- Chevrolet Tracker: 5.953 unidades.
Nas vendas mensais, chama atenção a estreia do Volkswagen Tera na sexta posição, marcando sua primeira entrada no top 10. Com isso, o T-Cross deixou a lista dos 10 carros mais vendidos do Brasil, acompanhado pelo Hyundai Creta e pelo Honda HR-V.
Brasil emplaca quase 2 milhões de veículos novos
Os brasileiros compraram 1.910.519 veículos novos entre janeiro e setembro de 2025. O número inclui automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O g1 contabiliza motos à parte e desconsidera implementos rodoviários.
Houve uma ligeira alta de 2,79% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram emplacados 1,8 milhão de veículos novos.
“O mês de setembro teve 22 dias úteis, e o bom desempenho do setor deve-se, principalmente, ao resultado de motocicletas, que tem apresentado excelente performance no mercado interno”, diz Arcelio Junior, Presidente da Fenabrave.
Veja abaixo os resultados por segmento.
AUTOMÓVEIS
- 1.411.116 emplacamentos no terceiro trimestre de 2025, aumento de 3,05% ante 2024.
- 178.548 emplacamentos em setembro, alta de 3,65% em relação a agosto;
- Comparado a setembro de 2024, houve avanço de 4,02% (171.640 unidades).
COMERCIAIS LEVES
- 396.322 emplacamentos no terceiro trimestre de 2025, aumento de 4% ante 2024.
- 52.822 emplacamentos em setembro, alta expressiva de 25,14% em relação a agosto;
- Comparado a setembro de 2024, houve avanço de 3,40% (51.083 unidades).
CAMINHÕES E ÔNIBUS
- 103.081 emplacamentos no terceiro trimestre de 2025, redução de 4,72% ante 2024.
- 11.895 emplacamentos em setembro, alta de 9,55% em relação a agosto;
- Comparado a setembro de 2024, houve queda de 12,54% (13.600 unidades).
Somando automóveis e comerciais leves, os principais segmentos em vendas, a alta foi de 3,26% no terceiro trimestre de 2025.
Projeções para 2025
A projeção da Fenabrave sofreu uma pequena alteração em relação às projeções divulgadas em julho. A expectativa, agora, é que haja uma venda menor de automóveis e uma alta em motos ao longo deste ano.
- Automóveis e comerciais leves: alta de 5% para 3% (de 2.608.977 para 2.559.345);
- Caminhões: redução de 7% (de 127.593 para 113.552);
- Ônibus: alta de 6% (de 27.675 para 29.336);
- Motos: alta de 10% para 15% (de 2.063.493 para 2.157.288).
A redução na projeção de crescimento para 2025 está relacionada a preocupações com os cenários internacional e nacional, além da queda nas vendas de caminhões.
Franciulli acredita que a economia gerada pelas novas normas de controle de emissões para motores a diesel, com o Euro 6, tem retardado o processo de renovação da frota.
Segundo a economista Tereza Fernandez, responsável pelas projeções macroeconômicas da Fenabrave, o retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos é o principal fator de preocupação.
“Até o momento seguem as incertezas de que alíquotas de Donald Trump serão aplicadas efetivamente. Ele já está atrapalhando o mercado internacional e vai provocar uma diminuição no comércio internacional”, disse Fernandez.
A Fenabrave ainda indica que as altas taxas de juros no país também afetam as vendas. O Comitê de Política monetária (Copom) do Banco Central do Brasil manteve as taxas básicas de juros em 15% ao ano e indicou que as taxas devem continuar neste patamar até o final de 2025.
“Com uma taxa de juros menor, o crescimento nas vendas de automóveis e comerciais leves seria bem mais forte — ultrapassaria os 5% que projetamos no início do ano. Esperávamos uma queda nos juros até o fim de 2025, mas o Copom indicou que isso só deve acontecer em 2026, revela Arcelio Junior, presidente da Fenabrave.
“Carro sustentável depende muito do crédito e a taxa de juros para esse consumidor é muito essencial”, complementa o executivo.