A Praia da Graciosa, em Palmas, ganhou novas cores e muita alegria na tarde deste sábado, 26, com a realização do Festival de Pipas. O evento, promovido pela Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), e pela Energisa, através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) e do Projeto Nossa Energia, transformou o local num verdadeiro ponto de encontro familiar.
Crianças e adultos participaram de oficinas com a Associação de Pipeiros, onde aprenderam a confeccionar suas próprias pipas. A programação incluiu ainda mini palestras sobre segurança com a rede elétrica, conduzidas pela Energisa, e orientações de trânsito oferecidas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Todas as atividades aconteceram no caminhão do projeto Nossa Energia, estacionado à beira da praia.
Com as pipas prontas, era hora de soltá-las ao vento. Famílias inteiras se divertiram, como a do personal trainer Roniel Lopes da Silva Moreira e a esposa, Uriane Lopes, que aproveitaram o momento ao lado dos filhos Uriel, de 11 anos, e Liz, de 5 anos. “Soltei muita pipa enquanto criança e é maravilhoso ensinar agora meus filhos como é boa essa brincadeira”, destacou Roniel.
Longe das distrações digitais, pais e filhos partilharam sorrisos e tentativas animadas de alcançar o céu azul com as suas criações.
Para a presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira, o evento marcou mais um passo na revitalização da praia e na valorização do lazer em espaços públicos. “Trazer as famílias para esse espaço, num dia de lazer e convivência, é exatamente o que buscamos. A praia está sendo revitalizada a pedido do nosso prefeito, Eduardo Siqueira Campos, e vê-la cheia de vida mostra que estamos no caminho certo”, disse.
O presidente da Associação de Pipeiros, Cyrus Nunes, celebrou o sucesso da iniciativa. “Superou nossas expectativas. Foi maravilhoso. Mais de 400 pipas coloriram o céu da Graciosa”, disse.
Segurança em foco
Segundo a gerente de Planejamento e Orçamento da Energisa, Graziela Matos, a segurança foi um dos pilares do festival. “Até o início de julho, tivemos 14 ocorrências de pipas na rede elétrica em todo o Estado, afetando mais de quatro mil unidades consumidoras”, contou, explicando ainda a motivação do festival: “Promover eventos como o Festival de Pipas é justamente uma oportunidade de levar à população a importância desse tipo de brincadeira ser feita com segurança, sempre em espaços abertos e longe da rede elétrica. Hoje, cerca de 400 crianças foram para casa conscientes disso a partir das nossas oficinas, com um público que superou todas as expectativas”, finalizou.
Texto: Josiane Mendes
Edição: Lorena Karlla Mascarenhas