O 75º Festival Internacional de Cinema de Berlim anunciou nesta sexta-feira (20) que a atriz Tilda Swinton, 64, será homenageada no evento com um Urso de Ouro honorário. O prêmio será entregue na abertura do festival, em 13 de fevereiro de 2025.
“A amplitude do trabalho de Tilda Swinton é impressionante”, destacou Tricia Tuttle, diretora do Festival de Berlim. “Ela transmite humanidade, compaixão, inteligência, humor e estilo, ampliando nossa visão do mundo através de sua arte. Tilda é uma das grandes figuras do cinema contemporâneo e uma presença querida na família Berlinale há muitos anos. É uma imensa alegria podermos homenageá-la com este Urso de Ouro Honorário.”
Ao todo, a atriz já apareceu em 26 filmes diferentes exibidos no festival ao longo dos anos. Em 2009, ela atuou como presidente do júri oficial.
Este ano, Swinton recebeu uma indicação ao Globo de Ouro 2025, ao lado de Fernanda Torres, por sua atuação em “O Quarto ao Lado“, primeiro filme de Pedro Almodóvar em inglês.
Em 2025, o Festival de Berlim terá como presidente do júri o diretor Todd Haynes. O evento também terá a presença de dois filmes brasileiros.