sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Agricultura e Pecuária

Feira da Colheita e 23ª Expoagro movimenta Natividade com foco na inovação e capacitação rural

As palestras técnicas chamaram a atenção dos produtores rurais, que tiveram a oportunidade de adquirir novos conhecimentos para melhorar a gestão e a produtividade em suas propriedades

Ascom por Ascom
25/11/2024
em Agricultura e Pecuária
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
Palestra sobre Impactos das Doenças Reprodutivas na Produção de Bezerros, ministrada pela MSD, saúde animal

Palestra sobre Impactos das Doenças Reprodutivas na Produção de Bezerros, ministrada pela MSD, saúde animal

CompartilharCompartilhar

O município de Natividade foi palco da Feira da Colheita e da 23ª Expoagro, realizadas entre os dias 21 e 23 de novembro. O evento, promovido pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), e financiado pelo convênio nº 936358/2022 com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), atraiu centenas de visitantes interessados em tecnologias agrícolas, produtos da agricultura familiar e capacitações técnicas voltadas para a bovinocultura e outros segmentos do agronegócio.

Palestras como destaque da programação

ARTIGOSRELACIONADOS

Vendas de soja dos EUA caíram 49% na semana encerrada no dia 19, em relação à semana anterior — Foto: Globo Rural

Vendas de grãos dos EUA para exportação caíram na semana passada

27/02/2026
Companhia continuou com foco na execução de suas operações, segundo o CEO — Foto: Wenderson Araújo/CNA

Negociação com GPT segue sem impacto do balanço trimestral, diz Kepler Weber

27/02/2026

Entre os pontos altos da programação, as palestras técnicas chamaram a atenção dos produtores rurais, que tiveram a oportunidade de adquirir novos conhecimentos para melhorar a gestão e a produtividade em suas propriedades.

A primeira palestra, Cadastro Ambiental Rural – Regularização Ambiental em Projetos de Assentamento, foi ministrada pelo engenheiro ambiental Max Atauhalpa Monteiro, que destacou a importância da regularização para garantir a sustentabilidade das propriedades e a preservação do meio ambiente.

Logo em seguida, o veterinário Arthur Mader, sócio proprietário da Mader Embriões, apresentou a palestra Melhoramento Genético: Do Planejamento à Execução na Fazenda. Ele abordou estratégias de seleção genética que potencializam o desempenho dos rebanhos.

Impacto das doenças reprodutivas na pecuária

Uma das palestras mais aguardadas foi ministrada por Carlos Nunes, veterinário da MSD Saúde Animal, que falou sobre Impactos das Doenças Reprodutivas na Produção de Bezerros. Em sua apresentação, ele destacou como essas doenças podem comprometer a produtividade e causar prejuízos financeiros significativos aos produtores.

“As doenças reprodutivas, como a brucelose e a leptospirose, afetam diretamente a eficiência reprodutiva do rebanho, resultando em menos bezerros nascidos e em perdas de até 30% na produção anual. A adoção de medidas preventivas, como vacinação e manejo sanitário adequado, é essencial para minimizar esses impactos e garantir a saúde dos animais”, explicou Carlos Nunes.

Carlos falou sobre a importância do evento e da oportunidade de abordar temas tão relevantes para os produtores agropecuaristas.

“É um tema hoje que está cada vez mais presente no nosso cotidiano. A medida que a gente vai intensificando, criando um maior volume de animais no menor espaço de tempo, as doenças têm aparecido bastante. Então hoje, o intuito de vir aqui é explicar um pouquinho de como é que a doença atua quais são os sintomas, quais são as melhores formas de prevenir. Toda vez que a gente consegue juntar um volume significativo de gente, disseminar informação verdadeira ganhamos tempo, evita-se prejuízo e esse é o intuito nosso como extensionista”, pontuou o palestrante Carlos.

Avanços na avicultura

O técnico em extensão rural do Ruraltins, Carlos Rodrigo Xavier, encerrou a programação de mais uma roda de palestras com o tema Manejo e Viabilidade Econômica na Produção de Frango Caipira de Corte e Postura. Ele ressaltou que a avicultura é uma excelente alternativa de renda para pequenos produtores e apresentou técnicas que aumentam a produtividade sem comprometer a qualidade do produto.

O presidente do Ruraltins, Flávio Terence, destacou sobre a relevância do evento para o desenvolvimento rural do Estado.

“A Feira da Colheita e a Expoagro são iniciativas que reforçam o compromisso do Governo do Tocantins em promover o crescimento do setor agropecuário e das cadeias produtivas do nosso Estado. Este ano, priorizamos a capacitação técnica, pois acreditamos que o conhecimento é a chave para aumentar a competitividade dos nossos produtores. Agradecemos a parceria do Ministério da Agricultura e o empenho de todos que contribuíram para o sucesso deste evento”, afirmou Flávio Terence.

Um evento que fortalece o campo

Com três dias de atividades intensas, a Feira da Colheita e a 23ª Expoagro consolidaram-se como importantes vitrines para o agronegócio no Tocantins. Além das palestras, o público pôde conhecer tecnologias inovadoras, adquirir produtos da agricultura familiar e trocar experiências.

O evento reforça o compromisso do Tocantins em oferecer suporte técnico e oportunidades para os produtores rurais, promovendo desenvolvimento e sustentabilidade no campo.

Anterior

Operação Piracema do Naturatins apreende 200 metros de redes de pesca

Próximo

Lajeado é contemplado no Minha Casa Minha Vida com a construção de 25 casas populares

Próximo

Lajeado é contemplado no Minha Casa Minha Vida com a construção de 25 casas populares

LEIA TAMBÉM

Segurança

Concurso PMTO: FGV convoca candidatos para reaplicação da Avaliação Psicológica em Palmas

27/02/2026
Brasil

AM: 2 adolescentes morrem soterrados após chuva intensa em Parintins

27/02/2026
Brasil

Cão espera tutor que morreu em UPA e acaba achando antiga família

27/02/2026
Brasil

Adolescente é apreendida por suspeita de matar bebê de 2 anos no MA

27/02/2026
Brasil

Diretor de presídio é preso ao receber picanha para beneficiar detento

27/02/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Chapa 2 à eleição do SISEPE/TO apresenta suas propostas aos servidores de Araguaína e Araguatins

27/02/2026
Palmas

Manutenção viária atende as Quadras Arse 21, Arne 13 e Avenidas LO-23, NS-04 e NS-01

27/02/2026
Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa amplia investimentos na educação e entrega nova estrutura escolar em Novo Alegre

27/02/2026
Tocantins

Amélio Cayres destaca apoio da Assembleia Legislativa à área da Educação

27/02/2026
Tocantins

Naturatins inicia ações de prevenção a incêndios florestais no Parque Estadual do Lajeado

27/02/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Chapa 2 à eleição do SISEPE/TO apresenta suas propostas aos servidores de Araguaína e Araguatins
  • Manutenção viária atende as Quadras Arse 21, Arne 13 e Avenidas LO-23, NS-04 e NS-01
  • Governador Wanderlei Barbosa amplia investimentos na educação e entrega nova estrutura escolar em Novo Alegre

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Chapa 2 à eleição do SISEPE/TO apresenta suas propostas aos servidores de Araguaína e Araguatins

27/02/2026

Manutenção viária atende as Quadras Arse 21, Arne 13 e Avenidas LO-23, NS-04 e NS-01

27/02/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.