terça-feira, 16 de dezembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Farmacêuticos podem prescrever medicamentos? Entenda nova resolução

A resolução 5/2025 amplia a possibilidade de prescrição de medicamentos por farmacêuticos; entidades médicas criticam a prática

Da Redação por Da Redação
22/03/2025
em Saúde
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
Atualmente, os farmacêuticos já podem indicar medicamentos isentos de prescrição (MIPs) crédito: divulgação Assembleia Legislativa de Roraima

Atualmente, os farmacêuticos já podem indicar medicamentos isentos de prescrição (MIPs) crédito: divulgação Assembleia Legislativa de Roraima

CompartilharCompartilhar

Uma resolução aprovada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) e publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (17/3) gerou forte reação entre entidades médicas. A nova norma amplia a possibilidade de prescrição de medicamentos por farmacêuticos, incluindo remédios de venda sob prescrição.  

A medida, que entra em vigor no mês que vem, é vista pelo CFF como um avanço para a categoria e para a segurança dos pacientes. No entanto, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Médica Brasileira (AMB) criticam a resolução, alegando que a prática é ilegal e pode trazer riscos à saúde da população.  

ARTIGOSRELACIONADOS

Foto: Divulgação SES-TO

Governo do Tocantins celebra queda no número de arboviroses, em 2025

16/12/2025
nicolas_/Getty Images

As principais pesquisas médicas de 2025, segundo revista científica

15/12/2025

O que muda com a nova resolução?  

Atualmente, os farmacêuticos já podem indicar medicamentos isentos de prescrição (MIPs), usados para tratar condições leves como resfriados e alergias. Além disso, eles já podiam prescrever alguns medicamentos de uso controlado dentro de protocolos específicos, como no caso da PrEP e da PEP, para prevenção do HIV.  

Com a nova regra, a prescrição farmacêutica se expande para incluir medicamentos tarjados, aqueles que exigem receita médica. O CFF argumenta que a mudança não interfere na atividade médica, pois os farmacêuticos continuarão seguindo protocolos clínicos baseados em evidências científicas. 

 “A Resolução Nº 5/2025 não interfere na atividade médica, ela apenas organiza a prescrição farmacêutica, garantindo que os farmacêuticos atuem dentro de protocolos clínicos bem estabelecidos e embasados na melhor evidência científica disponível”, diz o conselho em nota.  

Além disso, a resolução prevê a renovação de receitas médicas pelos farmacêuticos, o que também tem sido alvo de críticas por entidades médicas.  

Por que os médicos são contra a medida?  

O CFM e a AMB, bem como entidades médicas mineiras, como a Academia Mineira de Medicina (AMM), Associação Médica de Minas Gerais (CRM-MG) e o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG) que integram o Conselho Superior das Entidades Médicas de Minas Gerais (Cosemmg), afirmam que a prescrição de medicamentos é o último passo de um processo complexo, que envolve anamnese, exames físicos e laboratoriais, além de um diagnóstico preciso – atribuições que são exclusivas dos médicos, segundo a Lei do Ato Médico (Lei nº 12.842/2013).  

“A prescrição exige investigação, diagnóstico e definição de tratamento, competências exclusivas dos médicos, conforme o artigo 48, inciso X, da Lei nº 12.842/2013 (Lei do Ato Médico), as Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC e jurisprudências consolidadas. A norma do CFF é um atentado à legalidade e à segurança da população”, diz o CFM em nota. 

Em nota, o CFM classificou a resolução como “absolutamente ilegal e desprovida de fundamento jurídico” e anunciou que tomará medidas judiciais para impedir sua aplicação.  

A advogada especialista em direito da saúde Nilza Sacoman reforça esse argumento. “Quando falamos de prescrição médica, a Lei do Ato Médico prevê uma série de práticas que devem ser adotadas antes da receita de um medicamento, e são atividades exclusivas dos médicos. Mesmo com a qualificação, os farmacêuticos não podem prescrever, sendo que o diagnóstico e prognóstico são atos médicos.”  

A AMB também se manifestou contrária à resolução, alegando que a formação dos farmacêuticos não inclui os conhecimentos necessários para prescrever medicamentos de forma segura. Segundo a entidade, uma prescrição incorreta pode colocar em risco a saúde dos pacientes.  

O que diz o CFF?  

O Conselho Federal de Farmácia defende que a prescrição de medicamentos tarjados sempre foi uma competência dos farmacêuticos e que essa prática já está prevista em diretrizes curriculares do Ministério da Educação desde 2017.  

O farmacêutico clínico Wallace Bottacin, um dos responsáveis pela elaboração da norma, explica que “a prescrição de medicamentos de venda ‘sob prescrição’ sempre foi uma competência do farmacêutico. A nova resolução apenas garante que essa prática seja realizada com respaldo legal e dentro de protocolos bem estabelecidos.”  

O CFF também destaca que a Lei 13.021/2014 já estabelece como obrigação do farmacêutico o acompanhamento sistemático dos pacientes por meio da chamada farmacoterapia, o que inclui a prescrição dentro de sua área de atuação.  

Segundo a entidade, a norma vincula a prescrição farmacêutica ao Registro de Qualificação de Especialista (RQE), mecanismo aprovado em 2025 e recém-adotado pelo CFF para assegurar que os farmacêuticos atuem de acordo com sua formação e especialização. “Agora, a sociedade vai poder consultar quais farmacêuticos são prescritores diretamente no site do CFF, melhorando substancialmente a fiscalização e promovendo o melhor cuidado em saúde.”

Além disso, a entidade menciona que a Anvisa, em 2022, alterou a nomenclatura das embalagens de medicamentos de “Venda sob prescrição médica” para “Venda sob prescrição”, o que, segundo o CFF, reconhece que a prescrição pode ser feita por outros profissionais de saúde além dos médicos.  

Na nota, o CFF destaca que o profissional farmacêutico não pode prescrever todo tipo de medicamento e que sua atuação é limitada à prescrição daqueles que são isentos de prescrição e tarjados, “mediante protocolos ou diretrizes preestabelecidos”. “Isso garante segurança para a sociedade, pois, diferentemente de outras categorias profissionais que têm liberdade prescritiva (podendo recomendar tratamentos de eficácia questionável como cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina para COVID-19 ou ainda medicamentos sem indicação, com doses e/ou posologias fora do padrão), os farmacêuticos somente podem prescrever baseados nas evidências científicas mais robustas.”

A questão pode parar na Justiça?

A disputa entre CFF e CFM não é nova e já esteve nos tribunais antes. Em 2024, o CFF publicou uma medida semelhante, que acabou derrubada antes de entrar em vigor. Diante das críticas das entidades médicas, a tendência é que a nova resolução também seja contestada judicialmente. O CFM já anunciou que adotará “todas as medidas cabíveis” contra a norma.  

Anterior

Sarcopenia: um indicador de risco de morte preocupante

Próximo

Veja como fica o tempo no primeiro fim de semana do Outono de 2025

Próximo

Veja como fica o tempo no primeiro fim de semana do Outono de 2025

LEIA TAMBÉM

Palmas

USF Santa Bárbara oferece serviços ampliados a partir desta segunda-feira, 15

16/12/2025
Palmas

Prefeitura reabre o Cine Cultura com presença de ator do aclamado filme nacional ‘O agente secreto’

16/12/2025
Palmas

Prefeitura de Palmas abre inscrições entidades aptas ao recebimento de alimentos para doação a populações vulneráveis

16/12/2025
Esportes

Sevilla e Atlético União são campeões do Campeonato Municipal 2025 em Tocantínia

16/12/2025
Palmas

Modernização do transporte coletivo aumenta em quase 30% o número de passageiros em Palmas e melhora rotina dos usuários

16/12/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Palmas

Palmas se destaca entre as capitais no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal

16/12/2025
Segurança

Interno da Unidade Penal de Araguaína fica em 2º lugar no vestibular de Medicina 

16/12/2025
Miracema

Miracemense assume Secretaria Estadual da Agricultura

16/12/2025
Tocantins

Amélio Cayres relembra 40 anos de história e legado da família durante homenagens ao pai e ao irmão em Augustinópolis

16/12/2025
Tocantins

Em Palmas, Diretoria de Polícia Comunitária da SSP/TO lança Projeto João Luiz Pompeu de Pina voltado à iniciação esportiva e cidadania

16/12/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Palmas se destaca entre as capitais no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal
  • Interno da Unidade Penal de Araguaína fica em 2º lugar no vestibular de Medicina 
  • Miracemense assume Secretaria Estadual da Agricultura

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

O desempenho no IFDM confirma Palmas como uma capital em rota de desenvolvimento, com avanços concretos na qualidade de vida da população e posição de destaque no cenário nacional – Foto Regiane Rocha.jpg

Palmas se destaca entre as capitais no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal

16/12/2025
Essa aprovação prova que o acesso à educação nas unidades penais é essencial para promover a reintegração social e fortalecer a cidadania. foto- Danilo Rodrigues- Governo do Tocantins

Interno da Unidade Penal de Araguaína fica em 2º lugar no vestibular de Medicina 

16/12/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.