As famílias que tiveram suas residências atingidas por um forte vendaval no Jardim Taquari, na quinta-feira, 8, seguem sendo assistidas pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Ação Social e da Mulher, em conjunto com a Defesa Civil de Palmas e outros órgãos do Município. Na tarde deste domingo, 11, foram disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação cerca de três mil telhas.
O prefeito Eduardo Siqueira Campos reafirmou o compromisso do município em dar todo o suporte necessário às famílias. “Estive nas casas atingidas pelo vendaval e o sentimento é de responsabilidade social com todas essas pessoas, por isso nossas equipes estão de prontidão para dar todo o suporte para que seja preservada a dignidade humana de todos”.
A primeira-dama e secretária municipal de Ação Social e da Mulher, Polyanna Siqueira Campos, destacou como funciona a força-tarefa. “Estamos com uma força-tarefa que conta com a atuação de todas as secretarias municipais e paralelo às ações emergenciais, estamos indo in loco realizar um diagnóstico da situação das famílias para assegurar a elas proteção social e dignidade”, pontuou a secretária, acrescentando que além do atendimento estrutural as equipes têm levado acolhimento às pessoas atingidas.
Voluntários
Na tarde deste domingo,11, um grupo de cerca de 100 voluntários, composto principalmente por servidores públicos municipais, receberam orientação da equipe da Defesa Civil para a busca ativa de famílias afetadas pelo vendaval.
Gabinete de crise
Segundo a secretária Polyanna Siqueira Campos, o gabinete de crise instalado no Jardim Taquari seguirá ativo durante toda a semana até que todos os moradores afetados sejam assistidos com a concessão de benefícios socioassistenciais. O gabinete foi instalado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Xerente, localizado no bairro.
O gabinete operará com base em um Plano de Ação Emergencial, elaborado em conjunto com outras secretarias e alinhado aos princípios do Sistema Único de Assistência Social (Suas). “Ele funciona como ponto central de articulação das respostas do município, reforçando o compromisso da Prefeitura de Palmas com a proteção social e o atendimento ágil”, afirmou Polyanna.
Entre as ações prioritárias coordenadas pelo gabinete de crise estão a identificação e o cadastramento das famílias atingidas, a avaliação dos danos sociais, habitacionais e de subsistência, além da viabilização do acesso a benefícios eventuais.
As equipes técnicas já iniciaram as visitas domiciliares para realizar o cadastramento das famílias e avaliar os danos sociais, habitacionais e de subsistência. Esses relatórios serão fundamentais para a concessão dos benefícios eventuais já autorizados por decreto, como auxílio financeiro e aluguel social. “Vamos de casa em casa para realizar as visitas técnicas… possibilitando o encaminhamento dos benefícios”, explicou a superintendente de Proteção Social Especial, Marlucy Albuquerque.
A ação conta com a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). A secretária estadual Cleizenir Divina dos Santos esteve no local e afirmou: “A Setas vai buscar formas de apoiar esse atendimento emergencial, pois as pessoas não podem esperar; temos pressa em providenciar os instrumentos legais para realizar os repasses”.
Visitas
Moradora do Jardim Taquari, a dona de casa Wanúbia Tiago da Silva, recebeu a visita dos técnicos da Semasmu e relatou momentos de medo durante o vendaval. “Eu estava em casa com meus dois filhos e vi parte do telhado sendo destruída. Também presenciei a queda de uma árvore enorme que havia no quintal. O barulho era muito forte, telhas estourando no chão. Foram momentos de muito medo”, contou.
O secretário-executivo de Ação Social, Amilson Rodrigues, pontuou que as ações serão realizadas de maneira intersetorial, pois há danos que precisam de apoio de diversas políticas públicas. A ação terá parceria do Governo do Estado, por meio da Setas, por se tratar de uma situação de emergência e calamidade. “Os governos se unem em cooperação, com foco nas famílias e na preservação da vida humana”, afirmou.






