sexta-feira, 30 de janeiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Educação

Faculdades e EaD podem aumentar o acesso ao ensino público superior

Academia Brasileira de Ciências (ABC) apresenta propostas para aperfeiçoar o ensino superior público

CNN por CNN
07/11/2024
em Educação
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
No Brasil, apenas 22% da população entre 25 e 34 anos têm diploma universitário • Freepik

No Brasil, apenas 22% da população entre 25 e 34 anos têm diploma universitário • Freepik

CompartilharCompartilhar

Faculdades públicas, cursos noturnos e expansão do ensino a distância (EaD) em cursos superiores são algumas das propostas do grupo de trabalho da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para aperfeiçoar o ensino superior público e democratizar o acesso à educação de qualidade.

As propostas estão no relatório Um olhar sobre o ensino superior no Brasil, divulgado nesta quinta-feira (7), pela ABC.

ARTIGOSRELACIONADOS

Afya Unitpac celebra aprovação de enfermeira egressa no Exame Nacional de Residência

29/01/2026
Foto: Freepik

Compra coletiva ajuda famílias a reduzir gastos com material escolar 

28/01/2026

Entre as principais propostas está a criação de faculdades federais, que são instituições voltadas exclusivamente para o ensino, mirando na formação de profissionais qualificados a um custo menor por aluno, de forma a expandir o acesso de estudantes ao ensino superior público.

Atualmente, as universidades federais dedicam-se também à pesquisa e à extensão, que é a interação com a sociedade, em projetos voltados para melhorias sociais. A proposta seriam instituições públicas focadas exclusivamente em formar estudantes no ensino superior.

A ideia é facilitar a abertura de vagas que se adaptem às demandas atuais dos estudantes, como maior flexibilidade e acesso ao ensino noturno, por exemplo.Play Video

No Brasil, de acordo com o relatório, apenas 22% da população entre 25 e 34 anos têm diploma universitário. Esse percentual está abaixo da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é 47%. Além disso, 79% das matrículas estão concentradas no setor privado.

“Isso é um número muito pequeno, se a gente pensa em um país que precisa se desenvolver com rapidez”, diz o professor do Instituto de Física da UFRJ Rodrigo Capaz, membro titular da ABC, que fez parte do grupo de trabalho (GT).

Sobre as faculdades federais, ele explica: “Quando a gente olha experiências ao redor do mundo, a gente ver que em nenhum país do mundo a massificação ou a democratização do ensino superior ocorreu através das universidades de pesquisa. Porque apesar de elas serem enfim altamente qualificadas para realizar pesquisa, elas acabam tendo um gasto por aluno que é maior do que outro tipo de instituição que seria dedicada apenas ao ensino”.

Além das faculdades federais, o documento também propõe a criação de Centros de Formação em Áreas Estratégicas (CFAEs) nas universidades públicas. Eles seriam voltados para seis campos:

  • Bioeconomia;
  • Agricultura e agronegócio;
  • Transição energética;
  • Saúde e bem-estar;
  • Transformação digital e inteligência artificial;
  • Materiais avançados e tecnologias quânticas.

Esses centros atuariam de forma interdisciplinar, promovendo a criação de soluções aplicáveis e o desenvolvimento de novas tecnologias para essas áreas estratégicas.

Ensino a distância

O relatório propõe ainda a ampliação e qualificação da oferta de cursos públicos na modalidade EaD, destinados àqueles que precisam de flexibilidade.

A EaD teve um forte crescimento nos últimos anos. Entre 2011 e 2021, o número de estudantes em cursos superiores de graduação, na modalidade de educação a distância (EaD), aumentou 474%. No mesmo período, a quantidade de estudantes que ingressaram em cursos presenciais diminuiu 23,4%.

Em 2022, 81% dos alunos ingressantes em cursos de licenciatura em 2022, se matricularam na modalidade de ensino a distância.

Essa expansão, no entanto, acendeu um alerta para a necessidade de se garantir a qualidade na oferta desses cursos. Por isso, o Ministério da Educação (MEC) suspendeu até 2025 a criação de novas vagas em EaD, para que seja feita uma revisão do marco regulatório desses cursos.

Atualmente, as vagas em EaD são majoritariamente mantidas pelo setor privado, 71,7%, contra 12,9% no setor público. A proposta é que as instituições federais expandam a oferta dessa modalidade.

“A gente não pode negar que o ensino à distância é uma demanda real, e eu acho que irreversível, da sociedade moderna. Óbvio que nem todos os cursos vão ser EaD e não é isso que a gente propõe, mas que a gente possa usar esse instrumento, que é um instrumento poderoso de expansão do ensino, que possibilita, por exemplo, que os alunos em localidade de difícil acesso sejam atendidos ou alunos um pouco disponibilidade de horário que precisam de flexibilizar o seu horário”, defende Capaz.

Valorização do ensino superior

Segundo Capaz, o trabalho do grupo pretende também valorizar o ensino superior e ampliar o acesso a ele pela população brasileira. “Existe ainda muito espaço e necessidades para a gente aumentar a fração de brasileiros com ensino superior. E isso é que em última análise vai levar ao desenvolvimento do país”, diz.

O relatório é apresentado em um contexto de corte de gastos do governo federal. Mesmo assim, para a presidente da Academia Brasileira de Ciências e também uma das integrantes do GT, Helena Nader, a educação deve ser priorizada.

“Educação, na nossa visão da Academia, deveria ser uma prioridade do Estado brasileiro. Sem educação não vai haver economia estável e não vai haver justiça social. Sabemos dos cortes, mas o país precisa de mais pessoal qualificado profissionalmente, inclusive frente a essas mudanças que vêm em função da inteligência artificial”, afirma.

Anterior

Enem 2024: dicas de revisão para prova de ciências da natureza

Próximo

Mulher apresenta denúncia falsa de agressão contra o ex e é presa no RJ

Próximo
Após investigação, policiais descobriram que denúncia era falsa • Reprodução/Google Street View

Mulher apresenta denúncia falsa de agressão contra o ex e é presa no RJ

LEIA TAMBÉM

Palmas

Prefeitura de Palmas inicia recapeamento da Avenida Goiás, no setor Santa Bárbara

29/01/2026
Palmas

Ano letivo da rede municipal de Educação é aberto com unidades escolares mais valorizadas e debates em torno da educação digital

29/01/2026
Palmas

Prefeitura de Palmas sinaliza melhorias nas UPAs ao Conselho Municipal de Saúde

29/01/2026
Segurança

Homem é preso pela PM por furto e ameaça na região sul de Palmas

29/01/2026
Segurança

Polícia Militar realiza solenidade de passagem de comando do Batalhão de Choque em Palmas

29/01/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Lajeado

Estabelecimentos com registro no Serviço de Inspeção Estadual devem fazer recadastramento até 31 de março

29/01/2026
Tocantins

Governo do Tocantins distribui cerca de 17 mil mudas do Cerrado para recuperar  Áreas de Preservação Permanentes nas bacias hidrográficas

29/01/2026
Tocantins

FAET recebe representante da Embaixada Americana e apresenta panorama do agro no Tocantins

29/01/2026
Tocantins

Seciju realiza ação de conscientização sobre hanseníase e palestra sobre cuidado com a saúde mental

29/01/2026
Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa participa da eleição da nova presidência do Consórcio da Amazônia Legal e debate projeto da ponte entre Filadélfia e Carolina

29/01/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Estabelecimentos com registro no Serviço de Inspeção Estadual devem fazer recadastramento até 31 de março
  • Governo do Tocantins distribui cerca de 17 mil mudas do Cerrado para recuperar  Áreas de Preservação Permanentes nas bacias hidrográficas
  • FAET recebe representante da Embaixada Americana e apresenta panorama do agro no Tocantins

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Estabelecimentos com registro no Serviço de Inspeção Estadual devem fazer recadastramento até 31 de março

29/01/2026
Em 2025, foram entregues 16.800 mudas para dez municípios do estado do Tocantins.Marcel de Paula/Governo do Tocantins.

Governo do Tocantins distribui cerca de 17 mil mudas do Cerrado para recuperar  Áreas de Preservação Permanentes nas bacias hidrográficas

29/01/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.