Com o objetivo de conscientizar alunos e professores sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes de abusos e exploração sexual, a Comissão Técnica da Rede de Proteção Município e a Defensoria Pública do Tocantins realizaram uma programação especial do Colégio Juscelino Kubitscheck, na Comunidade Pedreira.
O evento ocorreu nessa terça-feira, 21 de maio, e contou com apresentações, brincadeiras e palestras. A ação contou com o apoio das secretarias municipais e do Conselho Tutelar.
Durante as atividades, foram abordados pontos extremamente relevantes no que tange ao acolhimento de crianças e adolescentes vítimas ou com suspeita de violência sexual, como:
- Conscientização do papel da escola na prevenção;
- Como identificar sinais de que o aluno esteja passando por situação de violência;
- Como abordar a criança e o adolescente e encaminhar os casos;
- Como se comportar diante de uma revelação espontânea;
- A que órgãos acionar que possam garantir a proteção integral a vítima;
- Qual pena pode ser aplicada em casos de omissão;
- Como aplicar a Lei Henry Borel (Nº 14.344/2022).
Os alunos e professores participaram de um momento informativo com a Defensora Dra. Franciana Di Fátima Cardoso sobre a campanha, aprenderam o que é abuso e exploração sexual e como podem denunciar, logo após tiveram momento lúdico com música e dança. A ação finalizou com atividades recreativas, lanche e muita diversão.
A Prefeitura de Lajeado destaca a importância do diálogo nas famílias e enfatiza que os direitos das crianças e adolescentes precisam ser garantidos pelos pais, responsáveis e poder público.
Data importante.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi no relembrado no último dia 18 de maio, mas a campanha segue durante todo o mês de maio com ações nas escolas para destacar a importância do combate a essa realidade que infelizmente muitas crianças e adolescentes enfrentam.
Comentários sobre este post