O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, defendeu, nesta quarta-feira (16), a modernização da frota e o fortalecimento da capacidade operacional da FAB (Força Aérea Brasileira). Segundo ele, os investimentos são uma “necessidade estratégica”, e não apenas um anseio institucional.
As declarações foram feitas durante evento em homenagem aos 152 anos do nascimento de Santos Dumont, em Brasília, e ocorrem em um momento em que as Forças Armadas passam por corte de recursos. Para 2025, a equipe econômica do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) previu a contenção de R$ 2,6 bilhões no orçamento do Ministério da Defesa.
“Os investimentos não são meros anseios institucionais, mas ser uma real necessidade estratégica, por meio da qual ao ser atendida, torna possível a proteção dos céus do Brasil”, afirmou.
Segundo o comandante da FAB, a força tem desempenhado seu papel constitucional “a valer-se dos meios a ela disponibilizados, sem jamais distanciar-se dos investimentos em modernização e ampliação da capacidade operacional”.
Cerimônia em Brasília
O evento, em Brasília, também celebrou os 80 anos do regresso de militares brasileiros da Segunda Guerra Mundial e o Dia do Veterano da FAB.
Através do uso de Inteligência Artificial, fotos “ganharam vida” e soldados que lutaram na guerra se apresentaram para o público.
Foi realizado ainda um desfile, simulando o que ocorreu na avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro, na época do retorno. Além disso, aviões de Esquadrilha da Fumaça fizeram apresentações no céu.
“Celebrar o legado dos veteranos da FAB é manter viva a memória de uma geração que enfrentou a guerra com coragem e esperança. É também renovar o compromisso do Brasil com a paz, com a defesa da liberdade e com os valores democráticos”, informou a FAB em nota.
A cerimônia também contou com a entrega da Medalha Mérito Santos-Dumont para autoridades políticas e militares que atuaram de forma relevante à serviço da FAB. Entre elas o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB).