Uruçuí, no Piauí, é sede nesta semana, da 16ª edição da Exposoja, evento realizado no distrito de Nova Santa Rosa. A região é importante produtora do grão dentro da fronteira agrícola conhecida como Matopiba, que abrange partes de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
O nome do distrito denota a influência de migrantes do Rio Grande do Sul que se instalaram no território para expandir a produção rural por lá. Santa Rosa é nome de um município no noroeste gaúcho que é conhecido como ponto inicial do cultivo de soja no Brasil, em 1924, quando o pastor estadunidense Albert Lehenbauer distribuiu sementes trazidas de sua terra natal à população da cidade.
Já na filial piauiense de Santa Rosa, a soja avançou na década de 1980, levada por agricultores que já conheciam bem o seu manejo e ambicionavam por novas áreas produtivas, mesmo em regiões do país até então pouco voltadas à produção em larga escala de commodities.
Segundo informações do governo do Estado, com base em dados do IBGE, em 2023 Urucuí foi o segundo município piauiense com maior volume de produção de soja, atrás apenas de Baixa Grande do Ribeiro.
Levantamentos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revelam que no ano-safra 2021/22, o Piauí tinha 850 mil toneladas de área plantada de soja e colheu das lavouras um total de 3 milhões de toneladas da oleaginosa. Já em 2024/25, aproximadamente 1,01 milhão de hectares do Estado eram ocupados por lavouras de soja, com um volume total colhido de 3,965 milhões de toneladas.
Ani Sanders, cofundadora do Grupo Progresso, que cultiva mais de 95 mil hectares de lavouras de soja na região destacou, na abertura do evento, realizada na terça-feira (6/5) a importância da mulher no agronegócio e do evento como vitrine.
“A produção está lá no campo, mas aqui, sim, é o nosso grande shopping, das inovações, das tecnologias e de relacionamento”, disse. “Aqui estão todas as máquinas, tecnologias das empresas, tudo aqui sendo apresentado acessivelmente e em uma transformação grandiosa que está aqui em nossa região, no sul do Piauí”, complementou.
Programação e negócios
A Exposoja surgiu em 2008, ainda em proporções e formatos bem diferentes. Na época, a ideia dos produtores da região foi promover uma festa para comemorar a colheita de uma grande safra.
Na edição de 2025 a feira tem como lema “Conectividade e Inovação”, com 80 expositores e uma farta programação a fim de atrair todos os elos da cadeia do agronegócio, como pesquisadores, investidores, agricultores, pecuaristas, fornecedores, empresários entre outros.
A Associação de Produtores Rurais de Nova Santa Rosa, responsável pela realização do evento, espera receber um público total de 20 mil pessoas ao longo dos quatro dias de evento e contabilizar um total de R$ 800 milhões em volume de negócios.