Uma exposição em São Paulo resgata o legado e as criações de um dos maiores nomes da literatura brasileira. “Mundo Zira” apresenta ao público o universo criativo de Ziraldo, autor de personagens que marcaram gerações, como o icônico Menino Maluquinho.
A mostra, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, oferece uma experiência imersiva nas obras do cartunista. Os visitantes podem explorar não apenas as histórias do garoto com a panela na cabeça, sucesso desde 1980, mas também outros personagens marcantes como O Planeta Lilás, O Menino Quadradinho, O Bichinho da Maçã e Uma Professora Muito Maluquinha.
Trajetória histórica
A carreira de Ziraldo começou na década de 1950, quando se destacou pelo uso do humor em seus trabalhos. Entre seus feitos pioneiros está a criação da primeira história em quadrinhos colorida totalmente produzida no Brasil. No entanto, sua trajetória também enfrentou desafios, como o cancelamento da revista “Turma do Pererê” pela ditadura militar em 1964.
A exposição traz inovações tecnológicas para aproximar o público das obras. Por meio da realidade virtual, os visitantes podem interagir com os personagens de forma dinâmica, dando vida às ilustrações que antes existiam apenas no papel.
Adriana, sobrinha de Ziraldo e organizadora da exposição, compartilha memórias pessoais sobre o tio: “Desde que nasci os Ziraldos já eram Ziraldos. Ele ia em todas as festas de aniversário da família, dos sobrinhos, batizados, e ainda trabalhava. É isso que temos hoje, esse legado maravilhoso”.
A exposição “Mundo Zira” permanece aberta ao público até 27 de outubro, com entrada gratuita. A mostra oferece uma oportunidade única de mergulhar no universo criativo de um artista que, através de suas cores e histórias, continua inspirando novas gerações.