terça-feira, 28 de outubro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Exercícios: com que frequência limpar seus equipamentos da academia

Equipamentos devem ser higienizados corretamente, segundo especialistas, a fim de evitar infecções

CNN por CNN
28/01/2025
em Saúde
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
Higiene na academia: como se proteger de doenças?

A higiene na academia pode ser feita com álcool ou desinfetante em spray e ajuda a evitar a transmissão de vírus, bactérias e fungos PeopleImages/GettyImages

CompartilharCompartilhar

Limpar cuidadosamente os equipamentos de exercícios era a norma durante a pandemia da Covid-19. Atualmente, no entanto, você pode estar menos atento a organismos que provocam doenças, mesmo em espaços lotados, como academias.

Essa negligência pode ser um problema, dizem os especialistas, porque as academias estão cheias de germes potencialmente perigosos.

ARTIGOSRELACIONADOS

Combinação de remédios pode aumentar em 73% a longevidade de ratinhas

Combinação de remédios pode aumentar em 73% a longevidade de ratinhas

28/10/2025
É possível substituir o omeprazol com segurança? Médicas explicam

É possível substituir o omeprazol com segurança? Médicas explicam

28/10/2025

Quase 75% das amostras de cotonete retiradas de equipamentos de ginástica, como halteres, esteiras e colchonetes, testaram positivo para Staphylococcus aureus, de acordo com um estudo de 2018 no Journal of Environmental and Public Health. Staphylococcus aureus é um tipo de bactéria que causa a maioria das infecções.

Embora o Staphylococcus aureus seja encontrado em muitas superfícies de academia, os colchonetes de exercícios são particularmente cheios de germes. Isso ocorre em parte porque todos carregam uma nuvem microbiana, disse Jason Tetro, apresentador do popular podcast canadense “Super Awesome Science Show”.

“Trilhões de micróbios são eliminados de nós como células mortas da pele. Eles podem ser eliminados na faixa de 1 milhão por hora. Se os micróbios fossem visíveis, todos nós pareceríamos Pigpen”, disse Tetro, referindo-se ao personagem da história em quadrinhos “Peanuts”.Play Video

Derramar esses micróbios em um colchonete de exercícios em vez de um haltere é especialmente problemático, disse Tetro, porque os colchonetes de exercícios são como placas de Petri. Normalmente feitos de um material macio e poroso, cheio de pequenas ranhuras, eles facilmente prendem os óleos, células mortas da pele e suor que caem enquanto você se exercita. Bactérias e fungos veem esses detritos como alimento, o que os ajuda a prosperar, assim como o ambiente úmido que você cria quando transpira.

Esses organismos, também chamados de patógenos, geralmente entram no corpo por meio de pequenos cortes ou queimaduras. Eles também podem entrar nas suas mãos e, em seguida, no seu corpo quando você toca no seu rosto, algo que as pessoas fazem cerca de 50 vezes por hora, de acordo com uma revisão de 2020 no Annals of Global Health.

Dependendo do patógeno que você contrai do seu colchonete de exercícios, por exemplo, você pode desenvolver um resfriado comum, gripe, gastroenterite, conjuntivite ou pé de atleta, de acordo com a International Sports Science Association. Mas uma preocupação maior é o Staphylococcus aureus resistente à meticilina, ou MRSA, disse o Dr. Chuck Gerba, professor de virologia na Universidade do Arizona em Tucson.

MRSA é uma variante particularmente perigosa do Staphylococcus aureus que é resistente a vários antibióticos e pode causar sepse ou morte se não for tratada, alertam os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. Cerca de um terço das pessoas carregam MRSA na pele ou no nariz, estima o CDC, e ele pode se espalhar rapidamente em academias por meio de equipamentos compartilhados e contato pele a pele.

A limpeza e a desinfeção são essenciais para a segurança

Mas não deixe que essas informações façam você abandonar seu tapete de exercícios. Tudo o que você precisa fazer para se manter seguro é limpá-lo e desinfetá-lo cuidadosamente. A maioria das academias tem lenços umedecidos ou sprays desinfetantes disponíveis para essa finalidade. Borrife ou limpe todo o tapete e deixe a solução secar antes de usar, disse Gerba.

“A maioria dos consumidores borrifa um tapete e o limpa imediatamente, mas isso não é tempo suficiente para o desinfetante matar qualquer coisa”, ele disse. “O outro problema é que se eles estiverem usando um pano, o desinfetante se combina com o pano e o torna menos eficaz.”

Uma prática melhor, disse Gerba, é levar um pacote de lenços desinfetantes para a academia e usá-los. Os lenços contêm a quantidade adequada de desinfetante para matar germes, o que é outro fator importante. Se você estiver borrifando um tapete sozinho, pode não usar desinfetante suficiente para funcionar.

Você também precisa deixar o desinfetante permanecer no tapete pelo tempo indicado nas instruções do produto, disse Tetro. Normalmente é cerca de três minutos, embora possa ser tão pouco quanto um minuto.

Outra maneira de evitar germes é cobrir o tapete de exercícios com uma toalha antes de usá-lo.

“Se for sua toalha e ela estiver limpa, há menos probabilidade de você entrar em contato com o que está no tapete”, disse Tetro. “Mas não reutilize essa toalha, ou ela ainda pode lhe dar germes. Lave-a imediatamente.”

Usar seu próprio tapete de exercícios é útil

Muitas pessoas usam seu próprio tapete de exercícios em casa ou na academia. Usar seu próprio tapete — especialmente em casa — diminuirá a chance de você pegar germes de outras pessoas, disseram os dois especialistas. No entanto, você ainda precisa limpá-lo e desinfetá-lo, embora não com tanta frequência.

A limpeza envolve a remoção de sujeira da superfície, suor e fuligem e pode ser feita usando um detergente suave e água. A desinfecção requer o uso de um desinfetante comercial que mata germes e bactérias. Ao usar seu próprio tapete — em casa ou na academia — você deve limpá-lo após cada uso, disse Tetro, embora você só precise desinfetá-lo após cerca de 10 usos.

“Certifique-se de usar um limpador desinfetante no seu tapete”, disse Gerba. “Algumas pessoas usam óleos naturais e outros produtos, mas eles não matam organismos, ou pelo menos não no grau que você quer.”

Usar um tapete antimicrobiano também pode ser útil. Eles são eficazes na prevenção do crescimento bacteriano, disse Tetro. Você ainda precisa limpá-los e desinfetá-los, mas eles não precisam ser tratados com tanta frequência quanto um tapete comum.

Outra boa prática para se manter saudável é lavar bem as mãos antes de sair da academia, mesmo que você tenha usado seu próprio tapete.

Todas essas precauções não têm o objetivo de assustar as pessoas, disseram Tetro e Gerba, mas sim de informar.

“A responsabilidade de se manter seguro é sua”, disse Tetro. “Certifique-se de que você está fazendo o que é necessário para se manter seguro.”

Anterior

Eventos climáticos deixam 1,7 milhão de alunos sem aulas em 2024 no Brasil

Próximo

Qualquer nível de atividade física ajuda a combater depressão, diz estudo

Próximo
No Dia Mundial da Atividade Física, SES-TO reforça a importância de uma vida ativa

Qualquer nível de atividade física ajuda a combater depressão, diz estudo

LEIA TAMBÉM

Palmas

Com apoio de Júnior Geo, Palmas ganha primeiro Castramóvel; deputado garante continuidade dos investimentos na causa animal

28/10/2025
Tocantins

Energisa abre chamada pública para seleção de projetos de eficiência energética com aporte de mais de R$ 1 milhão para o Tocantins 

28/10/2025
Tocantins

Startups apresentam resultados de aceleração no encerramento do Inova Cerrado 2025

28/10/2025
Palmas

Prefeitura de Palmas lança nesta quarta, 29, Projeto Juntos pela Inclusão: Cuidar de quem Cuida

28/10/2025
Palmas

Prefeitura de Palmas recebe nova remessa de medicamentos para unidades de saúde

28/10/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes reafirma protagonismo nacional e é reconhecido novamente como um dos parlamentares mais influentes do Congresso

28/10/2025
Tocantins

Em Lajeado, deputado Luciano Oliveira prestigia 10º edição do Junta Tribo

28/10/2025
Tocantins

Governo do Tocantins realiza programa de ações em Aguiarnópolis para apoiar famílias e impulsionar a recuperação econômica do município

28/10/2025
Tocantins

Seminário apresenta proposta de Lei de Agroecologia e Produção Orgânica do Tocantins

28/10/2025
Tocantins

Câmara Municipal de Lajeado realiza café da manhã em alusão ao Dia do Servidor Público

28/10/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes reafirma protagonismo nacional e é reconhecido novamente como um dos parlamentares mais influentes do Congresso
  • Em Lajeado, deputado Luciano Oliveira prestigia 10º edição do Junta Tribo
  • Governo do Tocantins realiza programa de ações em Aguiarnópolis para apoiar famílias e impulsionar a recuperação econômica do município

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes reafirma protagonismo nacional e é reconhecido novamente como um dos parlamentares mais influentes do Congresso

Vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes reafirma protagonismo nacional e é reconhecido novamente como um dos parlamentares mais influentes do Congresso

28/10/2025
Em Lajeado, deputado Luciano Oliveira prestigia 10º edição do Junta Tribo

Em Lajeado, deputado Luciano Oliveira prestigia 10º edição do Junta Tribo

28/10/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.