Após quase duas semanas de prorrogação determinadas pelo MEC (Ministério da Educação), termina nesta quarta-feira (30) o prazo de inscrição para as mais de 11 mil vagas do Enare (Exame Nacional de Residência) 2025. O prazo também vale para as solicitações de atendimento especializado e de tratamento por nome social.
As vagas são distribuídas nas modalidades de residência médica, uni e multiprofissional, em 235 instituições participantes. As provas – coordenadas pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), estatal vinculada ao MEC – serão aplicadas no dia 19 de outubro. As inscrições devem ser feitas na página do Enare.
Além de instituições públicas, uma novidade desta edição do Enare é a participação de instituições privadas com ou sem fins lucrativos que ofertam Programa de Residência Médica e/ou Programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde, reconhecidos pelo MEC e que possuam vagas autorizadas com financiamento de bolsas de residência. A lista de instituições participantes, a tabela de vagas e o edital podem ser acessadas na página do Enare.
O Enare 2025 será constituído por única etapa obrigatória, de caráter eliminatório e classificatório – exame escrito (prova objetiva), que corresponderá a 100% da nota final.
Integração com Enamed
Outra mudança é a integração com o Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica), que será realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em parceria com a Ebserh.
O resultado do Enamed poderá ser utilizado no âmbito do Enare para as especialidades médicas de acesso direto. Trata-se de exame obrigatório para todos os estudantes de Medicina concluintes do curso, que poderão optar por utilizar o resultado no Enare para os programas de residência médica de acesso direto.